Leo Prates anuncia criação da subcomissão de Estética na Câmara

Foto: Divulgação Presidente da Comissão de Trabalho, deputado federal Leo Prates (PDT-BA) 30 de maio de 2025 | 12:31 Leo Prates anuncia criação da subcomissão de Estética na Câmara O presidente da Comissão de Trabalho, deputado federal Leo Prates (PDT-BA), autorizou a criação da Subcomissão de Estética, que irá debater o segmento e sugerir medidas … Leia Mais



Presidente da UGT-BA defende renovação política na Bahia: “Cansamos de carregar bandeiras para as mesmas figuras”

Foto: Divulgação Marcelo Carvalho, presidente da UGT-BA e porta-voz estadual eleito da Rede 30 de maio de 2025 | 16:45 Presidente da UGT-BA defende renovação política na Bahia: “Cansamos de carregar bandeiras para as mesmas figuras” O presidente da UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores na Bahia) e porta-voz estadual eleito da Rede Sustentabilidade, Marcelo Carvalho, … Leia Mais


PV realiza convenção estadual neste sábado (31) em Salvador



Foto: Reprodução/Facebook
O presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes 30 de maio de 2025 | 19:27

PV realiza convenção estadual neste sábado (31) em Salvador

O Partido Verde (PV) da Bahia realiza neste sábado (31) a convenção estadual. O encontro acontece a partir das 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, e deve reunir filiados, dirigentes, parlamentares e lideranças políticas de toda a Bahia.

Na pauta, além da eleição da nova direção estadual do partido, o debate sobre o projeto político do PV para as eleições de 2026. O foco, segundo o presidente estadual da sigla, Ivanilson Gomes, é fortalecer a presença do partido no interior e ampliar o diálogo em torno das pautas ambientais e de sustentabilidade.

“Nossa ideia é interiorizar ainda mais as bandeiras do PV, principalmente as que tratam das mudanças climáticas, como o combate à desertificação, o uso sustentável da água, a gestão dos resíduos sólidos, a agricultura verde e a infraestrutura baseada na natureza”, afirmou Ivanilson.

A convenção também servirá como espaço de articulação para fortalecer alianças e definir estratégias eleitorais para o próximo pleito.



Fonte


Caetano assina ordem de serviço do sistema emergencial de transporte público de Camaçari



Foto: Juliano Sarraf/Divulgação PMC
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), assinou a ordem de serviço para a contratação da empresa de transporte 30 de maio de 2025 | 19:45

Caetano assina ordem de serviço do sistema emergencial de transporte público de Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), avança na implantação do sistema emergencial de transporte público coletivo. Nesta sexta-feira (30), durante ato realizado no auditório da Secretaria de Governo (Segov), foi assinada a ordem de serviço para a contratação da empresa de transporte.

Após a assinatura, a empresa tem até 20 dias para iniciar a operação e colocar os ônibus para circular na sede, orla e zona rural do município.

O sistema emergencial contará com 28 roteiros, alcançando 47 localidades, com ônibus circulando de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados. A frota possui 45 veículos, sendo 15 micro-ônibus e 30 ônibus convencionais. Mesmo sendo uma medida temporária, o governo municipal trabalhou para garantir a qualidade do transporte, com ônibus equipados com ar-condicionado, elevador para PCD (Pessoa com Deficiência) e Wi-Fi.

Durante os meses de execução emergencial, o valor da tarifa será congelado, permanecendo o que já era praticado anteriormente: R$ 5, para a sede; R$ 5,30 para a Orla 1 (Arembepe, Jauá e Abrantes) e R$ 7 para a Orla 2 (Barra do Pojuca à Barra do Jacuípe). Crianças até 5 anos não pagam passagem. A gratuidade também contempla idosos, PCD’s e outros públicos determinados conforme previsto em lei.

A sistematização ainda contará com bilhetagem eletrônica, com previsão de emissão de 45 mil cartões de passagens, identificação padronizada e fiscalização contínua pela STT, inclusive com aferição da qualidade dos serviços. O órgão terá uma central de monitoramento para saber a localização em tempo real do ônibus.

O início da operação contará com 70% da frota total de veículos em até 20 dias e 100% em até 30 dias, contados da ordem de serviço.

O sistema de transporte público em Camaçari estava paralisado desde novembro de 2024, período de vencimento do antigo contrato, que não foi renovado durante a gestão anterior. Ao assumir o Executivo, a atual administração encontrou a cidade sem transporte e desde janeiro tem empreendido esforços para a resolução do problema. Em fevereiro, o governo encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei n°1.175/2025, que prevê subsídio na prestação regular e eficiente do serviço, aprovado por unanimidade na Casa.

“Está assinado o contrato. Vamos ter esse momento emergencial de seis meses, podendo prorrogar por mais seis meses. Amanhã, a gente já começa a trabalhar o processo da concessão, e depois de um ano a gente vai trabalhar para fazer uma nova licitação, e futuramente fazer a concessão do transporte público do município de Camaçari de maneira permanente. Agradecer também à Câmara de Vereadores, que nos concedeu esse subsídio. Nosso objetivo é valorizar o povo, é garantir os direitos cada vez mais”, afirmou o prefeito Luiz Caetano.

Edmilson Sousa, diretor-superintendente da STT, reforçou o compromisso do órgão. “Encontramos a cidade sem transporte público, as pessoas sem direito de ir e vir. Desde janeiro estamos na luta para solução para esse problema. Tivemos várias reuniões com o Ministério Público, com empresários, vereadores para chegar até aqui. Sabemos que não é o suficiente, mas existe o compromisso e empenho para que futuramente seja assinado o contrato oficial”, projetou.

O vereador e líder do governo, Tagner Cerqueira, enalteceu a unidade entre Executivo e Legislativo. “Foi um esforço coletivo. A prefeitura convocou a Câmara de Vereadores de forma extraordinária e a Câmara atendeu esse pleito. Feliz em ver que em pouco tempo, cerca de quatro meses, conseguimos junto com o Ministério Público, o município, o Executivo e o Legislativo estar aqui hoje concretizando a realização desse sonho, a resolução emergencial desse problema crônico e que, futuramente, iremos solucionar de forma efetiva”, disse.



Fonte


‘A esperança de que ele ia melhorar a economia já se foi’, afirma Alan Sanches após desaprovação de Lula aumentar



Foto: Sandra Travassos/Agência ALBA/Arquivo
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) 30 de maio de 2025 | 20:45

‘A esperança de que ele ia melhorar a economia já se foi’, afirma Alan Sanches após desaprovação de Lula aumentar

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), disse que a alta na desaprovação de Lula (PT) reflete o ambiente de frustração com o terceiro mandato presidencial do petista. Segundo a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta sexta-feira (30), o número dos que reprovam a gestão Lula passou de 50,1%, em abril, para 53,7% em maio.

“A esperança de que Lula ia melhorar nossa economia já se foi, e as pessoas hoje já estão vendo que o governo naufragou. O problema não é a idade cronológica de Lula, e sim a concepção envelhecida no jeito de governar, que não consegue enfrentar os desafios atuais do Brasil. Lula é um presidente analógico num mundo digital”, avaliou Sanches.

Segundo ele, o Planalto tem cometido sucessivos erros administrativos e esbarrado na falta de apoio político no Congresso Nacional. “O governo Lula vem derretendo mês a mês, batendo a cabeça entre os próprios ministérios, onde cada um diz uma coisa, sem nenhuma articulação política e com a base de apoio extremamente enfraquecida e volátil”.

Sanches ainda mencionou os gastos com viagens da primeira-dama Janja, que expõem uma contradição com o cenário de arrocho nas contas públicas.

“Dessa forma, a gente não vai chegar a lugar nenhum. É um governo que vive uma realidade paralela, desconectado das necessidades reais do país”, finalizou Sanches, que é pré-candidato a deputado federal em 2026.



Fonte


No Canadá, destino Bahia é promovido em roadshow do grupo hoteleiro Vila Galé



Foto: Divulgação/Arquivo
A ação divulgou os destinos onde o grupo está presente no mundo, fora da Europa, entre operadores e agentes de viagens, para atrair turistas canadenses 31 de maio de 2025 | 10:31

No Canadá, destino Bahia é promovido em roadshow do grupo hoteleiro Vila Galé

A Bahia foi destaque no roadshow (evento itinerante) promovido pelo grupo hoteleiro português Vila Galé, nas cidades de Toronto (Casa do Alentejo) e Montreal (PMG Plaza), no Canadá, nesta semana. A ação divulgou os destinos onde o grupo está presente no mundo, fora da Europa, entre operadores e agentes de viagens, para atrair turistas canadenses. Em território baiano, existem dois hotéis da bandeira, em Salvador e Guarajuba (Camaçari), na zona turística Costa dos Coqueiros.

No roadshow, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) capacitou 150 profissionais da indústria de viagens sobre as potencialidades do estado para receber visitantes estrangeiros. Eles ficaram interessados na diversidade cultural produzida pelos baianos e em destinos com riquezas naturais, como as zonas litorâneas e a Chapada Diamantina.

“A Bahia ainda é um destino novo para os canadenses. Eles demonstraram maior interesse pela nossa cultura, história e belezas naturais. Ficaram surpresos com os 52 segmentos turísticos oferecidos pelo estado. A presença da forte bandeira Vila Galé em nosso litoral foi considerada como mais um atrativo”, relatou o gerente de Mercado Internacional da Setur-BA, Eduardo Koshima, que ministrou a capacitação.

O diretor de Marketing e Vendas do Vila Galé, Pedro Ribeiro, ressaltou a participação da Bahia no evento, como forma de ampliar o fluxo turístico do Canadá para o Brasil. “O mercado do turismo canadense tem um enorme potencial, mas ainda registra fluxos muito reduzidos para o Brasil. Foi de grande importância a presença da Bahia no roadshow. Com ações como esta, podemos, em conjunto, fortalecer o destino e atrair mais turistas do Canadá”.



Fonte


Em evento feminino, ACM Neto diz que mulheres da Bahia enfrentam fome, miséria e abandono na saúde



Foto: Divulgação/Arquivo
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto 31 de maio de 2025 | 14:47

Em evento feminino, ACM Neto diz que mulheres da Bahia enfrentam fome, miséria e abandono na saúde

Durante o evento Defesa Lilás – A Força da Liderança Feminina, liderado por Iris Azi, presidente do União Brasil Mulher Bahia, realizado neste sábado (31), em Salvador, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, apontou problemas do governo do PT na Bahia com o público feminino. Ao se dirigir ao público, formado por mulheres, ele destacou o drama vivido por baianas, especialmente do interior, que enfrentam dificuldades para conseguir atendimento médico.

Entre as presenças estavam as prefeitas de Vitória da Conquista, Sheila Lemos; e de Lauro de Freitas, Débora Regis. Também participaram as vereadoras Marcelle Moraes (Salvador), Manu Resedá (Conceição do Coité) e Angélica da Paixão (São Sebastião do Passé).

“É o drama vivido por muitas mulheres no interior da Bahia, quando precisam de um atendimento médico, quando precisam de um internamento hospitalar, e que são obrigadas a esperar na fila da morte pela regulação”, afirmou Neto.

O ex-prefeito de Salvador também associou a gestão estadual ao avanço da fome e da pobreza no estado. “Esse é o mesmo partido que virou as costas para a pobreza e para a miséria, que tem deixado muitas mulheres da zona rural passar fome, e muitas mulheres que vivem nas periferias das grandes cidades do nosso estado passar fome”, disparou.

Neto ainda criticou a ausência de políticas públicas que fortaleçam a autonomia econômica das mulheres. “Quando a gente olha, cadê as políticas públicas voltadas para o empreendedorismo feminino? Para assegurar melhores oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres? Para apoiar aquelas que são arrimo de família, que pagam as contas no fim do mês?”, questionou.

Ele também apontou a alta da inflação como mais um peso sobre as mulheres. “Normalmente, quem vai fazer a feira ou supermercado é a mulher dentro de casa. E quando ela chega lá, paga esse preço absurdo no ovo, no café, na carne, para poder voltar e garantir o alimento da sua família”, enfatizou.

O evento reuniu lideranças femininas do União Brasil e defendeu a ampliação da participação das mulheres na política.



Fonte