Filme baiano “Não Tem Vaga” estreia na Sala Walter da Silveira

Foto: Divulgação O roteiro, baseado em uma história real, foi escrito por Maurício Amaral e Felisberto Bulcão 21 de agosto de 2025 | 09:30 Filme baiano “Não Tem Vaga” estreia na Sala Walter da Silveira No dia 6 de setembro, a Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA), será palco … Leia Mais



Camaçari: Cidade do Saber é oficialmente entregue à população

Foto: Patrick Abreu/Divulgação PMC O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), reinaugurou a Cidade do Saber 21 de agosto de 2025 | 17:00 Camaçari: Cidade do Saber é oficialmente entregue à população Uma noite de emoção, cultura e celebração marcou a abertura oficial da Cidade do Saber. A solenidade realizada na quarta-feira (20), no Teatro … Leia Mais


Caravana da Biosfera discute em Seabra proposta de criação de reserva na Chapada Diamantina



Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema
O último dia de atividade será no Parque Estadual das Sete Passagens, em Miguel Calmon 21 de agosto de 2025 | 17:12

Caravana da Biosfera discute em Seabra proposta de criação de reserva na Chapada Diamantina

A Caravana da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina (RBCD) esteve no município de Seabra na manhã desta quinta-feira (21). A atividade foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e reuniu representantes de órgãos públicos, instituições regionais, pesquisadores e organizações da sociedade civil. Na Chapada Diamantina, a reserva busca conciliar preservação dos biomas locais, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, com atividades econômicas sustentáveis e valorização da cultura regional. A iniciativa também pretende fortalecer a governança ambiental, integrar políticas públicas e estimular práticas inovadoras de educação e ciência.

A abertura das atividades foi realizada pela técnica da Sema, Juliana Rocha, e o assessor técnico da Coordenação de Ações Estratégicas (Coaes), Guido Brasileiro, também da pasta ambiental, foi o responsável por realizar a apresentação detalhada sobre o conceito de Reserva da Biosfera e os benefícios esperados com a criação da unidade na região. O encontro contou ainda com momento de diálogo aberto ao público, permitindo perguntas e manifestações de moradores e lideranças locais.

Durante o momento de diálogo, cerca de 20 pessoas participaram, incluindo representantes indígenas e do poder público. Para Guido Brasileiro, mesmo com um grupo menor, o espaço de escuta foi considerado positivo. “Tivemos praticamente umas 20 pessoas, só que muitas interações importantes com indígenas e representantes do poder público, todos colaborando de forma expressiva em relação a ajustes de poligonal e outras questões trazidas para a rede da biosfera. É isso que queremos: informar, escutar e, principalmente, sensibilizar a população em relação ao sentimento de conservação e à interação entre os seres humanos”, destacou.

O encontro contou com a participação de representantes da Sema, do Consórcio Chapada Forte e de entidades ligadas à rede de reservas da biosfera. Entre os participantes estiveram o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Luiz Araújo, a representante do Consórcio Chapada Forte, Maria Dilma Souza Teixeira, além de Melissa Branco, da Rede de Mulheres Indígenas para Biodiversidade da América Latina e Caribe, Fábio Lima, secretário executivo do Subcomitê da RBCD, Geise Gabriele, da Unidade Regional da Chapada Diamantina, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Cláudio Vieira Silva.

Entre os presentes, também esteve Cézar Neubert Gonçalve, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua na gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para ele, a criação da RBCD deve reforçar o trabalho já desenvolvido na região. “É muito importante o fortalecimento dessas instâncias de conservação. A Reserva da Biosfera vai ser mais uma instância de conservação que esperamos que some aos esforços das ações já desenvolvidas no Parque Nacional e nas outras áreas protegidas aqui na região como um todo”, afirmou.

Ao final, foi realizado uma roda de conversa com falas conjuntas da Sema, das instituições parceiras e sociedade civil, onde os participantes puderam tirar dúvidas, trocar experiências e contribuir para elaboração do programa.

A caravana já passou por Lençóis, Andaraí, Rio de Contas e Ibicoara. Após Seabra, seguirá para Morro do Chapéu na sexta-feira (22) e encerra as atividades no sábado (23), no Parque Estadual das Sete Passagens, em Miguel Calmon.

As Reservas da Biosfera

As Reservas da Biosfera fazem parte do Programa “O Homem e a Biosfera” da Unesco e são reconhecidas internacionalmente como áreas destinadas à conservação da natureza, ao desenvolvimento sustentável e à promoção da educação ambiental. A proposta da RBCD abrange 42 municípios, cinco territórios de identidade e mais de 3,9 milhões de hectares. Atualmente em fase de validação externa, etapa da qual a Caravana faz parte. Após a coleta de contribuições nos municípios, o documento será revisado e encaminhado à Comissão Brasileira para o Programa.



Fonte


Em Seminário Internacional, presidente do TCE/BA defende importância dos Tribunais de Contas



Foto: Divulgação
O evento conta com o apoio institucional da Atricon 21 de agosto de 2025 | 17:33

Em Seminário Internacional, presidente do TCE/BA defende importância dos Tribunais de Contas

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Presidio, abriu o III Seminário Internacional de Controle Externo – Olhares e Perspectivas”, na manhã desta quinta-feira (21), com um pronunciamento em que fez uma veemente defesa do papel dos Tribunais de Contas e observou que apoiar os tribunais “é defender a Constituição, proteger os fundamentos da democracia, afirmar o valor da transparência e da responsabilidade pública”. O seminário, que se realiza no Hotel Deville Prime, celebra o 110º aniversário de fundação do TCE/BA, o que coloca a instituição como a segunda mais antiga Corte de Contas estadual do Brasil, atrás apenas do TCE/Piauí.

Integraram a Mesa Diretora do evento, além do conselheiro presidente Marcus Presidio, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Souza Silva, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), Francisco Netto, a juíza-conselheira do Tribunal de Contas de Angola, Elisa Rangel, a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Camila Luz. E mais os conselheiros do TCE/BA Gildásio Penedo Filho (vice-presidente), Inaldo Araújo (decano, diretor da Escola de Contas do TCE/BA e vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa, que representou o presidente do IRB, Edilberto Pontes), Carolina Matos (presidente da 1ª Câmara do TCE/BA) e João Bonfim (presidente da Segunda Câmara do TCE/BA).

O seminário, realizado pelo TCE/BA e Instituto Rui Barbosa, com o apoio institucional da Atricon, teve participantes de quase todos os estados brasileiros, representando tribunais de contas estaduais e municipais, além de integrantes de órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (Naop), vinculado à CGU (Controladoria-Geral da União), e a Audicon (Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas). O número de inscritos para o seminário superou as expectativas, o que levou ao encerramento das inscrições ainda no início desta semana.

Diálogo e aprendizado

Ao abrir a sua fala, o conselheiro-presidente Marcus Presidio salientou que o seminário, na sua terceira edição, se consolida com um espaço privilegiado de diálogo, aprendizado e cooperação. E acrescentou: “Reunimos especialistas do Brasil e do exterior para discutir os novos desafios e as transformações do controle externo em um mundo complexo, digital e independente. Sabemos que o controle precisa compreender as políticas públicas em sua integralidade, avaliar seus resultados, dialogar com a sociedade e valorizar a inovação e a inteligência”.

Ele observou que esta edição do seminário teve o propósito de ir além das fronteiras tradicionais, “conectando saberes, experiências e ferramentas jurídicas que estão redesenhando os tribunais de controle”, acrescentando que, para cumprir aquele objetivo, a programação apresentou temas sobre o presente e o futuro e olhando o passado “como forma de compreendermos como surgimos, como evoluímos e aonde queremos chegar”.

Palestras e homenagens

No primeiro dia do seminário, ainda foram proferidas quatro palestras e realizada uma mesa de debates temática, sobre Políticas Públicas. As palestras foram Consensualismo (com o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamim Zymler); Os Tribunais de Contas diante da alta finança mundial: guardiões ou ilusionistas da democracia financeira? (proferida pela juíza conselheira do Tribunal de Contas de Angola, Elisa Rangel); O Poder Judiciário e o Controle Externo exercido pelos Tribunais de Contas (com o Juiz da Justiça Federal da Bahia, Saulo Casali); e Liderando o Futuro (com Martha Gabriel, especialista em inovação e transformação digital).

A mesa temática contou com a participação de representantes do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas), do IRB (Instituto Rui Barbosa), Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). E, no incio dos trabalhos do período vespertino, foi realizada a solenidade de premiação dos vencedores do concurso Conselheiro Pedro Lino, com a presença dos familiares do conselheiro do TCE/BA, falecido em 2024.

Na sexta-feira (22), após uma apresentação cultural, será feita a solenidade de encerramento do seminário, às 9h30, com palestra do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal de Federal (STF). Na ocasião, o ministro receberá o título de Cidadão Baiano, que lhe foi outorgado pela Assembleia Legislativa da Bahia, com a participação da presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD).



Fonte


Leur Lomanto Jr. diz que governo dificulta vida da população de Mar Grande ao fechar ponte do terminal marítimo



Foto: Divulgação
O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil) 21 de agosto de 2025 | 18:30

Leur Lomanto Jr. diz que governo dificulta vida da população de Mar Grande ao fechar ponte do terminal marítimo

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União) criticou o governo do estado pela decisão de interditar a ponte do terminal marítimo de Mar Grande, no município de Vera Cruz. Em pronunciamento na Câmara Federal, na quarta-feira (20), o parlamentar demonstrou indignação com a medida determinada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), tomada, segundo ele, sem diálogo com a prefeitura e a comunidade local.

De acorro com o deputado, além de revelar falta de planejamento, a decisão agrava ainda mais os problemas enfrentados pela população da Ilha, que já convive há mais de uma década com a promessa não cumprida da construção da ponte Salvador–Itaparica.

“Além de enganar a população com a promessa da ponte Salvador–Itaparica, o governo ainda prejudica os moradores de Vera Cruz e região ao fechar a ponte de Mar Grande de forma arbitrária e sem apresentar alternativas”, enfatizou. O deputado apresentou a queixa da prefeitura, dos moradores e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que emitiu uma nota contrária à decisão. Segundo eles, esse fechamento pode causar enormes prejuízos ao comércio, ao transporte alternativo, aos estudantes, trabalhadores e a todos que utilizam diariamente o equipamento.

O parlamentar se solidarizou com a população de Vera Cruz, com o prefeito Igor Pinho e a CDL, que destacou a gravidade da situação. “O transporte marítimo que liga Mar Grande a Salvador é essencial para movimentar a economia e manter a dinâmica do município. Sem essa alternativa, o comércio entra em colapso”, alertou.

No discurso, Lomanto Jr. destacou que se associou ao sentimento do prefeito, ao reforçar que a medida foi tomada sem respeito, sem diálogo institucional e sem um gerenciamento de crise adequado.

“O mesmo governo do PT que há mais de 15 anos promete a ponte Salvador–Itaparica, agora, de forma arbitrária, fecha a ponte de Mar Grande, impondo mais dificuldades ao povo da Ilha. É mais uma demonstração de desrespeito de um governo que pouco tem contribuído com a região”, frisou.



Fonte


Quaest para governador da Bahia em 2026: ACM Neto tem 41% e Jerônimo Rodrigues, 34%



Foto: Divulgação/Arquivo
Jerônimo Rodrigues e ACM Neto 22 de agosto de 2025 | 07:51

Quaest para governador da Bahia em 2026: ACM Neto tem 41% e Jerônimo Rodrigues, 34%

Uma pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que ACM Neto (União) lidera a disputa pelo governo da Bahia em 2026, com 41% das intenções de voto. O atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece em segundo lugar com 34%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A informação é do G1.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 1.200 eleitores baianos, com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.

Intenção de voto para governador da Bahia em 2026:

ACM Neto (União): 41%

Jerônimo Rodrigues (PT): 34%

João Roma (PL): 4%

Kleber Rosa (PSOL): 2%

José Aleluia (Novo): 1%

Indecisos: 4%

Branco/Nulo/Não vai votar: 14%

A pesquisa também avaliou a aprovação da gestão de Jerônimo Rodrigues, que é aprovada por 59% dos eleitores e desaprovada por 33%. O índice se mantém estável em relação a fevereiro de 2025 (61%) e acima dos 54% registrados em dezembro de 2024.



Fonte


TJ-BA aprova pedido de Marcinho Oliveira e eleva comarca de Santaluz para entrância intermediária



Foto: Divulgação/Arquivo
Marcinho Oliveira 22 de agosto de 2025 | 07:56

TJ-BA aprova pedido de Marcinho Oliveira e eleva comarca de Santaluz para entrância intermediária

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou esta semana a elevação da Comarca de Santaluz, na região sisaleira, da entrância inicial para a entrância intermediária. A decisão atende a uma indicação do deputado estadual Marcinho Oliveira (União), que havia apresentado indicação à presidência da Corte solicitando a reclassificação.

Na justificativa apresentada na indicação ao TJ-BA, encaminhada em 2023, o parlamentar destacou que a medida traria ganhos de produtividade, celeridade e eficiência na prestação jurisdicional. Ele lembrou que a Lei Estadual nº 10.845/2007 disciplina a organização judiciária no estado e estabelece critérios objetivos para a mudança de entrância, como extensão territorial, população, receita tributária e movimentação processual.

Marcinho ressaltou ainda a relevância econômica do município, que é reconhecido pela produção de sisal, tornou-se o maior produtor de pedra da Bahia, possui jazidas de ouro em exploração e uma das maiores reservas de cromo do Nordeste.

O deputado também argumentou que a população real de Santaluz supera a estimativa do IBGE de 2021 (37,7 mil habitantes), chegando a mais de 50 mil pessoas quando considerados trabalhadores rurais e garimpeiros não contabilizados nos censos oficiais. O colégio eleitoral e a arrecadação municipal, segundo ele, também atendem aos requisitos legais.

No plenário do TJ-BA, o relator do processo, desembargador Pedro Guerra, defendeu parecer técnico favorável, aprovado por unanimidade na Comissão de Reforma do Tribunal. Ele lembrou que outros municípios já tiveram a entrância elevada com índices inferiores aos de Santaluz. O desembargador Manuel Bahia reforçou o voto majoritário, citando o crescimento recente da cidade e a instalação de uma mineradora, o que ampliou a movimentação populacional e processual.

Houve divergência aberta pela corregedora das comarcas do interior, desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, que alertou para a ausência de um planejamento estratégico estadual mais amplo. Para ela, decisões desse tipo não podem se basear apenas em demandas locais, sem uma visão sistêmica da organização judiciária.

Apesar da divergência, a maioria dos desembargadores acompanhou o voto do relator, e a comarca de Santaluz foi oficialmente elevada. A medida ainda deverá ser apreciada pela Assembleia, responsável pela etapa final do processo legislativo.



Fonte