Ivan Cordeiro solicita ao governo do estado duplicação do trecho da BA-263

Foto: Divulgação Ivan Cordeiro solicita ao governo do estado duplicação do trecho da BA-263 25 de abril de 2025 | 09:05 Ivan Cordeiro solicita ao governo do estado duplicação do trecho da BA-263 Em uma iniciativa que visa melhorar a mobilidade e a segurança da população, o vereador Ivan Cordeiro (PL), presidente da Câmara Municipal … Leia Mais



Resistência Socialista do PT Bahia faz plenária para lançar candidatura ao diretório estadual e declarar apoio a Edinho Silva

Foto: Divulgação/Arquivo Manoel Porfírio 25 de abril de 2025 | 12:27 Resistência Socialista do PT Bahia faz plenária para lançar candidatura ao diretório estadual e declarar apoio a Edinho Silva A corrente interna do Partido dos Trabalhadores, Resistência Socialista, realiza plenária neste sábado (25), partir das 9h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, … Leia Mais


“Não existe diálogo sobre saída da oposição”, rebate Marcelinho Veiga



Foto: Divulgação/Arquivo
Marcelinho Veiga 25 de abril de 2025 | 09:14

“Não existe diálogo sobre saída da oposição”, rebate Marcelinho Veiga

Ao rebater informações falsas que circulam em alguns sites da Bahia, o deputado estadual Marcelinho Veiga (UB) diz que seu pensamento está voltado para a eleição de 2026. Nesta quinta-feira (24), o parlamentar tomou conhecimento do assunto e ficou estarrecido com as especulações. Principalmente pelo fato de não terem procurado ele para tratar do assunto.

“Não existe diálogo sobre saída de uma base para outra”, pondera Veiga. Segundo o deputado, a notícia foi compartilhada, mas não há veracidade nas informações. “Meu foco é em 2026, em comandar uma base sólida para chegarmos bem no pleito de outubro do ano que vem”, completa.

Em viagem pelo interior baiano, Marcelinho Veiga tem ganhado apoios de novos prefeitos, vereadores, ex-gestores e até de movimentos sociais e sindicais, que estão, segundo ele, “órfãos”. “Uma coisa de cada vez, nosso foco é um só: consolidação de base política, independente de lado. Queremos uma Bahia melhor para todos”.



Fonte


Débora Regis tem 61% de aprovação e comemora resultado de pesquisa: “A população reconhece nosso trabalho”



Foto: Divulgação/Arquivo
Débora Régis 24 de abril de 2025 | 12:43

Débora Regis tem 61% de aprovação e comemora resultado de pesquisa: “A população reconhece nosso trabalho”

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), tem 61% de aprovação da população nos primeiros 100 dias de sua gestão à frente do município. O dado é de uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta quinta-feira (24). O desempenho da gestão também foi avaliado quanto à qualidade: 37% dos entrevistados consideram a administração boa ou ótima, enquanto 36% avaliam como regular.

Apenas 23% classificaram a gestão como ruim ou péssima, e 4% não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento mostra ainda que 36% dos entrevistados desaprovam a administração municipal, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.

Débora comemorou os resultados e afirmou que os números refletem o reconhecimento da população ao esforço da gestão em reconstruir a cidade, que foi herdada da gestão anterior com serviços e equipamentos públicos sucateados e com um rombo bilionário.

“Esse resultado é um estímulo enorme para seguirmos trabalhando com ainda mais empenho. Receber a aprovação de 61% da população em apenas 100 dias de gestão mostra que as pessoas estão vendo, nas ruas, o nosso compromisso com Lauro de Freitas. Encontramos a cidade completamente abandonada, com salários atrasados, serviços públicos sucateados, infraestrutura deteriorada e dívidas bilionárias herdadas da gestão anterior. Mas arregaçamos as mangas e começamos uma verdadeira reconstrução”, afirmou Débora.

A prefeita ressaltou que, mesmo em um curto espaço de tempo, sua gestão tem conseguido avanços importantes em diversas áreas. Na educação, foram climatizadas centenas de salas de aula e distribuídos 3 mil conjuntos de mesas e cadeiras, além de manutenções em todas as 81 escolas da rede. Na saúde, a prefeitura tem promovido reestruturação nas unidades e retomado serviços essenciais.

Outro destaque é o programa Buraco Zero, que já recuperou dezenas de vias públicas e tem contribuído para melhorar a mobilidade e a segurança no trânsito. Além disso, os investimentos em limpeza urbana e iluminação pública têm devolvido a sensação de cuidado e segurança à população.

“Nós estamos cuidando da cidade como ela merece. A população percebeu que as ruas estão mais iluminadas, as escolas mais bem cuidadas e a prefeitura presente em todas as regiões. Essa aprovação é da nossa equipe, dos servidores que estão junto comigo nessa missão. Seguiremos firmes, porque esse é só o começo. O povo de Lauro de Freitas quer mudança de verdade, e estamos provando que ela já começou”, declarou a prefeita.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 17 de abril e possui margem de erro de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.



Fonte


Governo do Estado lança o Protener e posiciona a Bahia como um dos líderes da transição energética no Brasil



Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema
Evento aconteceu no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública 24 de abril de 2025 | 18:21

Governo do Estado lança o Protener e posiciona a Bahia como um dos líderes da transição energética no Brasil

O Governo do Estado deu, na tarde desta quinta-feira (24), mais um importante passo para consolidar a Bahia como um dos protagonistas do país quando o assunto é sustentabilidade. Por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues a Lei nº 25.437/2024, que institui a primeira Política e Programa de Transição Energética do Estado (Protener), em evento realizado no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O programa, focado na transição energética e na economia verde global, visa promover uma economia de baixo carbono, impulsionando a transição para uma matriz energética limpa e sustentável. Um dos principais objetivos é a atração de investimentos sustentáveis, a criação de empregos verdes, a geração de valor agregado local e a proteção ambiental.

Durante a cerimônia de assinatura, que contou com a participação do vice-governador Geraldo Júnior, secretários de Estado e diversas autoridades no tema, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o lançamento do programa demonstra o compromisso da Bahia com o desenvolvimento sustentável.

“É uma data marcante. É a primeira lei do Brasil com essa dimensão, que inclui todos os tipos de energia — seja mineral, eólica, verde ou solar. Vamos elaborar, de imediato, um plano de ação construído por diversas mãos, com responsabilidade ambiental e social e, a partir desse ato, padronizar as exigências legais do setor. Trata-se de uma medida que reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas de incentivo a modelos de desenvolvimento econômico e social sustentáveis. O mundo está preocupado com isso, e a Bahia não ficará para trás”, afirmou o governador.

O titular da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, lembrou que o ato concretizado nesta quinta-feira é fruto de um projeto idealizado em 2010.

“Essa é a oportunidade de mostrarmos e reunirmos tudo o que a Bahia vem fazendo ao longo dos últimos 15 anos — podemos dizer assim — desde 2010, quando se começou a pensar na transição energética e na geração de energia sustentável como um novo paradigma. Se a Bahia é hoje líder na geração de energia eólica, isso é resultado daquele momento que vivemos em 2010 e 2011, na gestão do então governador e hoje senador Jaques Wagner. Por isso, reunimos todo o aprendizado desses anos e o atualizamos — de que forma? Com o que há de mais novo em tecnologia, inovação e transição energética, servindo como referência para outros estados e, inclusive, para o Governo Federal”, disse o secretário.

O gestor também comemorou a possibilidade de a Bahia ser protagonista no tema da sustentabilidade. “Essa política ficará gravada na sociedade baiana como um grande marco no que se refere à transição energética e à transformação ecológica. Estamos falando de uma política que se materializa por meio de um programa com oito subprogramas, trazendo toda a ideia de transformação, transição, eficiência energética, modais de transporte, mineração sustentável e inovação energética.”

O Protener destaca a Bahia como protagonista na transição energética do Brasil. Com liderança consolidada na geração de energia eólica e forte presença na produção de energia solar, o estado se posiciona entre os principais polos de energia limpa do país.

Outro ponto estratégico é o hidrogênio verde: a combinação de infraestrutura logística, acesso portuário e recursos naturais coloca a Bahia em posição vantajosa para a produção e exportação desse combustível do futuro.

Na mineração, o foco está nos minerais estratégicos essenciais para cadeias produtivas de baixo carbono. A abundância desses recursos transforma o estado em referência no que se convencionou chamar de mineração verde.

Além disso, o Protener aposta na capacitação e na inovação. O programa integra políticas de formação profissional, pesquisa aplicada e parcerias com universidades e centros tecnológicos, promovendo desenvolvimento com sustentabilidade e geração de oportunidades.



Fonte


Fetrab se reúne com Prefeitura de Entre Rios para cobrar pagamento de servidores



Foto: Divulgação
Representantes da Fetrab em reunião na Prefeitura de Entre Rios 24 de abril de 2025 | 21:31

Fetrab se reúne com Prefeitura de Entre Rios para cobrar pagamento de servidores

Nesta quinta-feira (24), representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) se reuniram com a Prefeitura de Entre Rios para discutir a situação dos servidores municipais que estão com os salários de fevereiro e março atrasados, férias e parte do décimo terceiro pendente.

A diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Entre Rios (Sinsper), Josefa de Souza, pontuou durante a reunião que a prefeitura não cumpriu um acordo previamente assinado com os trabalhadores e disse que cerca de 140 servidores estão em uma situação de extrema vulnerabilidade. A dirigente sindical relatou um caso de um servidor que sofreu AVC devido ao quadro de dificuldade financeira.

Kleber Rosa, coordenador-geral da Fetrab, destacou a gravidade da situação. “Estamos aqui em Entre Rios para tratar do impasse gerado após um acordo que a prefeitura fez com os servidores, mas não cumpriu e não pagou os salários cortados. Fomos recebidos pelo chefe de gabinete da prefeitura, Silvano Bispo, que se comprometeu a intermediar um diálogo com os gestores municipais para resolver o problema dos servidores”, afirmou Rosa.

Reginaldo Alves, diretor de Comunicação da Fetrab, reforçou o compromisso da entidade em apoiar a luta dos servidores em todo o Estado da Bahia. “A Fetrab segue na luta garantindo que os direitos dos servidores públicos sejam respeitados. É fundamental que o pagamento do 13º e de todas as parcelas seja realizado, pois os servidores estão passando por uma situação de extrema vulnerabilidade”.



Fonte


ACM Neto chega a Ilhéus para intensa agenda ao lado do prefeito Valderico Jr.: ‘Discutir o desenvolvimento da região’



Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, desembarcou em Ilhéus nesta quinta-feira (24) 24 de abril de 2025 | 20:11

ACM Neto chega a Ilhéus para intensa agenda ao lado do prefeito Valderico Jr.: ‘Discutir o desenvolvimento da região’

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, desembarcou em Ilhéus nesta quinta-feira (24) para cumprir uma intensa agenda política ao lado do prefeito Valderico Junior (União Brasil). A visita, que se estenderá por dois dias, tem como foco principal debater o desenvolvimento da cidade e de toda a região sul da Bahia.

Logo ao chegar, Neto publicou um vídeo nas redes sociais. “Chegamos em Ilhéus, estou na Praça Castro Alves, ao lado do nosso prefeito Valderico Junior, craque da política, deputados, secretários. Paramos aqui para comer um abará e um kibezinho, depois continuar uma programação. Estamos aqui nesses dois dias, vamos conversar sobre o presente e o futuro de Ilhéus, do sul da Bahia, vamos falar muito sobre o desenvolvimento da região, manter contato com as lideranças políticas aqui da região”.

Ele também enfatizou o apoio à gestão de Valderico e a troca de ideias sobre os caminhos para o crescimento da cidade. “Mas o propósito fundamental é a gente estar ao lado do prefeito, que vem fazendo um trabalho de transformação em Ilhéus, para poder trazer ideias, para poder discutir quais os caminhos para Ilhéus e para o futuro de Ilhéus e de todo o sul da Bahia”, completou.

Valderico agradeceu a presença de ACM Neto e ressaltou a importância da troca de experiências com o ex-prefeito da capital baiana. “Obrigado por estar aqui, essa casa é sua. O pessoal aqui te representa demais, foi sempre um prazer aqui bater o papo e aprender também com sua gestão na cidade de Salvador, quanto que evoluiu, quanto que a gente precisa pegar essas coisas boas e potencializar a nossa cidade também. Obrigado por estar aqui, viu?”, afirmou.

Durante a agenda, Neto fará visitas no município para dialogar com a população e com lideranças políticas. Além disso, concederá entrevista à imprensa local e fará reunião com o prefeito Valderico Junior, eleito em outubro do ano passado. A agenda segue até esta sexta-feira (25).



Fonte