Deputado Pedro Tavares volta a denunciar “escassez” de voos para Ilhéus

Foto: Divulgação O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) 14 de agosto de 2025 | 19:00 Deputado Pedro Tavares volta a denunciar “escassez” de voos para Ilhéus Em entrevista à Rádio Gabriela FM, em Ilhéus, na quarta-feira (13), o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) reforçou sua ligação com a cidade, o compromisso com o … Leia Mais



SindilimpBA atua com Sotero Ambiental em iniciativa de proteção às margaridas e trabalhadoras grávidas do grupo Solví

Foto: Divulgação/Arquivo Ação quer mais proteção para as mulheres trabalhadoras 15 de agosto de 2025 | 15:38 SindilimpBA atua com Sotero Ambiental em iniciativa de proteção às margaridas e trabalhadoras grávidas do grupo Solví O SindilimpBA participou, na última quinta-feira (14), em Salvador, do lançamento de um programa de proteção às margaridas e a todas … Leia Mais


Transfobia na Câmara: UGT-BA reage a ataques contra Érika Hilton e reforça defesa dos direitos humanos



Foto: Divulgação
A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) e o presidente da UGT-BA, Marcelo Carvalho 15 de agosto de 2025 | 17:15

Transfobia na Câmara: UGT-BA reage a ataques contra Érika Hilton e reforça defesa dos direitos humanos

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) foi alvo de ataques transfóbicos durante a sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (13).

Na ocasião, o deputado federal Gilvan (PL-ES) dirigiu palavras desrespeitosas à parlamentar, logo após Érica Hilton apresentar um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre transmasculinidade e saúde mental na Câmara, pauta considerada essencial para a proteção de pessoas trans e para o avanço das políticas públicas de saúde mental no Brasil.

“O episódio evidencia os desafios que pessoas trans ainda enfrentam para ocupar espaços de poder e representar suas comunidades. A transfobia não se limita a ataques pessoais, mas é um atentado à democracia e aos direitos humanos”, afirma Marcelo Carvalho, presidente da UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia) e porta-voz estadual da Rede, legenda que integra a federação partidária da qual Érika Hilton faz parte.

Além de enfrentar preconceitos e lutar pela igualdade de direitos, Érika Hilton é uma voz ativa na defesa dos direitos trabalhistas, com destaque para a luta pelo fim da escala 6×1, uma jornada que, segundo Carvalho, compromete a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. “A defesa da diversidade, da igualdade e da justiça social anda lado a lado com a construção de condições dignas de trabalho. É uma luta que envolve todos nós”, reforça Marcelo.

O presidente da UGT-BA destaca ainda que ataques transfóbicos como este não podem calar a luta por direitos. “Estar ao lado de parlamentares como Érika significa fortalecer o compromisso com os trabalhadores, com a diversidade e com a construção de um Brasil mais humano e democrático”, conclui Marcelo Carvalho.



Fonte


Tradicional Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, recebe título federal de promoção da igualdade racial



Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Primeiras-damas, Janja Silva e Tatiana Velloso, além das ministras Margareth Menezes, Anielle Franco e outras autoridades marcaram presença nas celebrações 15 de agosto de 2025 | 18:00

Tradicional Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, recebe título federal de promoção da igualdade racial

Há mais de 200 anos a ancestralidade pede licença a cada mês de agosto em Cachoeira, quando se iniciam as festividades em celebração a Nossa Senhora da Boa Morte na Bahia. Nesta sexta-feira (15), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, a primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, ministras e secretários de Estado estiveram na sede da Irmandade da Boa Morte, na cidade do Recôncavo Baiano, onde acontecem os festejos desde 1820, para entregas e anúncios para a cultura popular, para os povos de terreiro e para a promoção da igualdade racial.

“A Festa da Boa Morte tem uma importância muito grande por tudo que já entregou para a sociedade brasileira, resgatando a história, em outros tempos comprando a liberdade de pessoas escravizadas. É uma história muito comovente. É uma comunidade de mulheres, um movimento de mulheres defendendo a liberdade, defendendo os direitos humanos”, disse a ministra da cultura Margareth Menezes, presente na cerimônia.

Antes do tradicional cortejo com 48 mulheres da irmandade cachoeirana, foi realizada a entrega do Prêmio do Ministério da Cultura para dona Dalva, sambista tradicional de Cachoeira. Na ocasião, foram anunciadas as obras pelo PAC Cidades para a casa de Samba da Dona Dalva e para o Terreiro Ilê Axé Icimimó. Dona Dalva também foi apresentada como a provedora da Festa da Boa Morte de 2026. Ainda foi entregue ao terreiro uma placa de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre os anúncios para Cachoeira, estão a adesão do município à política de Povos de Terreiro do Governo Federal e ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Outras 12 prefeituras, além da de Cachoeira, entraram no sistema nacional. A prefeita cachoeirana, Eliana Gonzaga, representou os municípios. “É uma alegria estar representando aqui os municípios da Bahia e assumindo essa responsabilidade de combater o racismo, não só em Cachoeira, mas em todo o país”, disse.

Na Igreja da Matriz de Cachoeira as autoridades participaram da missa solene. A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e as ministras foram homenageadas pela Irmandade da Boa Morte pela contribuição com políticas de valorização da cultura. Para o secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a festa é uma tradição bicentenária de fé, de resistência e de preservação da memória cultural. “O Governo do Estado reconhece essa festa como patrimônio imaterial da Bahia desde 2010 e, com muito respeito, nós construímos a cada ano em diálogo com as irmãs da Boa Morte. A nossa participação e o nosso apoio acontecem com um diálogo muito respeitoso as nossas senhoras, que representam gerações de mulheres negras que, desde a escravização, lutam pela liberdade”, enfatizou.

Políticas federais
À frente da festa religiosa, a Irmandade da Boa Morte também recebeu o título de Promotora da Igualdade Racial pelo Governo Federal. A tradição afro-católica, conduzida exclusivamente por mulheres negras, foi criada no século XVII em Salvador e transferida para a Cachoeira em meio a conflitos que marcaram a capital baiana. Segundo a provedora da festa deste ano, Irmã Neci Santos Leite, há 17 anos na Irmandade, o principal papel da entidade religiosa foi garantir uma partida digna às pessoas vulneráveis e fazer ressoar a mensagem de liberdade.

“É o nosso reconhecimento de uma alforria. Isso foi uma busca, uma luta nossa ao longo dos séculos e começou com nossos ancestrais escravizados. Pessoas escravizadas não tinham direito a uma morte digna, eram jogadas em uma vala, de qualquer jeito, para os bichos destruírem. Então, nossa busca foi sempre por dignidade e por liberdade”, contou Irmã Neci, que ocupa com outras integrantes, anualmente, os cargos de provedora, procuradora, tesoureira e escrivã, responsáveis pela organização dos rituais e atividades culturais.

Sobre a festa

A Festa da Boa Morte começou na última quarta-feira (13) e vai até o domingo (17), com manifestações culturais, sambas de roda, missas, procissões e espaço dedicados ao empreendedorismo negro na cidade de Cachoeira.



Fonte


Antonio Henrique Júnior destina R$ 50 mil ao Hospital Martagão Gesteira para fortalecer atendimento pediátrico



Foto: Divulgação
Na última quinta-feira (14), o parlamentar visitou a unidade, onde foi recebido pelo superintendente, Dr. Carlos Emanuel Melo, 16 de agosto de 2025 | 08:19

Antonio Henrique Júnior destina R$ 50 mil ao Hospital Martagão Gesteira para fortalecer atendimento pediátrico

O deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) destinou, por meio do seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma emenda parlamentar de R$50 mil ao Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, referência no atendimento pediátrico na Bahia e no Brasil. O recurso será utilizado para manter e fortalecer as atividades da instituição, que é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelos altos padrões de qualidade e segurança, com foco especial na segurança do paciente.

Na última quinta-feira (14), o parlamentar visitou a unidade, onde foi recebido pelo superintendente, Dr. Carlos Emanuel Melo, e pela responsável pelo setor de bioimagem, Dra. Rosana Klein Passos. Durante a visita, Antonio Henrique conheceu de perto as instalações, os serviços e o trabalho de excelência desenvolvido pela equipe.

“É um prazer estar aqui, Dr. Carlos e toda a equipe do Martagão, que me recebeu muito bem. Viemos conhecer ainda mais o trabalho que vocês fazem pelas nossas crianças da Bahia. Tenham a certeza de que nós vamos continuar trabalhando juntos, vamos procurar ajudar cada vez mais a unidade. Conte com esse deputado e com a Alba para que a gente possa cuidar da saúde das nossas crianças”, afirmou o parlamentar.



Fonte


ACM Neto critica agravamento da violência e diz que Jerônimo não enfrenta o problema: “Não tem autoridade nem liderança”



Foto: Divulgação
Ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto 16 de agosto de 2025 | 17:28

ACM Neto critica agravamento da violência e diz que Jerônimo não enfrenta o problema: “Não tem autoridade nem liderança”

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, voltou a criticar a situação da violência na Bahia e disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não enfrenta o problema. Durante entrevista coletiva concedida neste sábado (16), no município de Antônio Cardoso, onde participa da tradicional Festa de São Roque, Neto afirmou que o problema da insegurança só será resolvido com a mudança no comando do governo estadual.

“Olha, para mudar a situação da insegurança e da violência na Bahia, a primeira coisa é mudar o governador. Não tem jeito. Com Jerônimo Rodrigues, a gente não vai consertar essa situação, porque Jerônimo não tem autoridade, liderança, presença, comprometimento. Jerônimo não enfrenta o problema. Ao contrário, procura culpados e desculpas, fica toda hora com um discurso vazio, chega para falar que a Bahia vive uma situação de paz e tranquilidade ou que os problemas são de todo o Brasil ou do mundo. Nunca a responsabilidade é dele”, criticou.

Segundo Neto, o governador é a principal figura capaz de reverter o quadro da violência, mas, na sua avaliação, falta comprometimento e liderança. Ele citou como exemplo outros estados do país que avançaram na redução da criminalidade e destacou medidas que poderiam ser adotadas.

“Então, é possível com inteligência, com planejamento e com, acima de tudo, o envolvimento do governador, você ter um quadro diferente em relação à segurança pública no Estado. Agora, repito, não vejo um caminho possível, senão o de mudarmos o governador”, salientou Neto.

O ex-prefeito da capital apontou que existem, sim, caminhos para enfrentar o problema e reduzir os índices de criminalidade que tanto têm preocupado o povo da Bahia e citou diversas medidas que, inclusive, já são adotadas por outros estados que conseguiram reduzir a violência.

“O caminho existe. E alguns estados do Brasil já mostraram isso. O caminho de você reforçar a polícia, de você dar condições de trabalho aos policiais, de contratar novos policiais para reforçar o quadro da segurança pública, de você ter uma infraestrutura adequada, viaturas rodando, delegacias funcionando, presídios que sejam espaço para punir bandidos e não para o bandido fazer o que quer, como a gente tem visto acontecer na Bahia, ou mesmo para fugir, como também tem ocorrido em Salvador, no interior”, completou.

Durante a passagem por Antônio Cardoso, ACM Neto foi recepcionado pela ex-prefeita Lu de Gel (PSD) e esteve acompanhado do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) e do prefeito de Santo Estevão, Tiago da Central (União Brasil), além de vereadores e lideranças políticas do município e de outras cidades da região. Neste domingo (17), o ex-prefeito de Salvador participa de agendas no Oeste da Bahia e vai aos municípios de Correntina e Coribe.



Fonte


Ipecaetá ganha reforço na segurança com nova unidade integrada das Polícias Civil e Militar



Foto: Thuane Maria / GOVBA
Segurança Pública registra, portanto, 201 unidades inauguradas na Bahia 17 de agosto de 2025 | 13:58

Ipecaetá ganha reforço na segurança com nova unidade integrada das Polícias Civil e Militar

Os ipecaetenses passaram a contar com mais segurança e melhores serviços de polícia com a entrega da 200ª unidade da Segurança Pública pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste domingo (17), no município de Ipecaetá. A nova estrutura, localizada na Avenida Possidônio de Souza, abriga tanto a Delegacia Territorial da Polícia Civil quanto o Pelotão da Polícia Militar, marcando mais um avanço nas políticas públicas voltadas para a segurança na Bahia. Com a inauguração de hoje, o Governo chega ao marco especial de 200 unidades já entregues, desde 2023. Por se tratar de unidade conjugada, a Segurança Pública registra, portanto, 201 unidades inauguradas na Bahia.

Com investimento total de R$ 2,6 milhões, a unidade foi equipada para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança pública e aprimorar o atendimento à população. A estrutura física recebeu R$ 1,26 milhão destinados à construção da Delegacia da Polícia Civil da Bahia (PCBA) e R$ 1,13 milhão para o Pelotão da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O aporte incluiu ainda mobiliário e equipamentos de tecnologia da informação. “O Estado não ficará refém do crime organizado. Daremos a paz ao povo da Bahia, combatendo diariamente a criminalidade”, destacou o governador”, Jerônimo Rodrigues.

“Estamos prontos para servir à comunidade. Estamos protegidos e nos colocando à disposição para combater diariamente a criminalidade e a marginalidade. Mas também há um compromisso muito forte com a inclusão, simbolizado pelo programa Bahia pela Paz. O governador, em pouco mais de dois anos e meio de gestão, já promoveu duas reestruturações na segurança pública. A maior delas foi realizada em menos de seis meses de governo — a maior da história da segurança pública do estado”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner durante discurso.

A Delegacia Territorial conta com um delegado, dois investigadores e um escrivão. Já o Pelotão da Polícia Militar está sob o comando do Major PM Marcos Kleber Campos, com o apoio de nove policiais militares, fortalecendo ainda mais a atuação integrada das forças de segurança no município.

Para a população local, a nova estrutura representa mais tranquilidade e presença do Estado. “A gente esperava há muito tempo por uma delegacia e um pelotão estruturados. Agora, com a polícia mais perto e com mais recursos, a sensação de segurança realmente aumentou”, afirmou o comerciante da região, José Raimundo Rocha.

Balanço

Das 201 novas estruturas entregues, 138 foram inauguradas pelo governador Jerônimo Rodrigues. Em 2023, foram 61 inaugurações; em 2024, 72; e, em 2025, já são 68 inaugurações. O investimento total nas novas estruturas de segurança em toda a Bahia soma R$269,7 milhões, com a construção e entrega de: 110 Delegacias Territoriais (DT); 72 Pelotões da Polícia Militar; 10 Companhias da Polícia Militar; 5 Comandos Regionais da Polícia Militar; 1 Comando Rodoviário; 1 Corpo de Bombeiros; 1 Departamento de Polícia Técnica e 1 Grupamento Aéreo. As unidades foram distribuídas por 27 territórios, beneficiando diretamente 114 municípios baianos.



Fonte