PDT anuncia que Augustão será candidato a deputado estadual em 2026; “dobradinha” será com Félix Mendonça

Foto: Divulgação/Arquivo Félix Mendonça Júnior e Augustão 18 de agosto de 2025 | 12:11 PDT anuncia que Augustão será candidato a deputado estadual em 2026; “dobradinha” será com Félix Mendonça O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, anunciou nesta segunda-feira (18) que o ex-vereador Augustão, filiado ao partido, será candidato a … Leia Mais



PREFEITURA DE ITANAGRA PROMOVE AÇÃO DO SETEMBRO AMARELO NO CENTRO DE ESPECIALIDADES


A Prefeitura de Itanagra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta quarta-feira, 18 de setembro, uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. O evento foi realizado no Centro de Especialidades, reunindo profissionais de saúde, educadores e a comunidade local, com início às 7h00.

Ao longo da manhã, a população teve acesso a palestras educativas, rodas de conversa e atendimentos, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental, incentivar o diálogo e combater o estigma em torno do tema.

O prefeito Marcus Sarmento destacou a relevância da iniciativa para o município:

“Falar sobre saúde mental é fundamental. Queremos que a população saiba que não está sozinha e que pode contar com a Prefeitura para acolhimento e apoio”, afirmou.

A secretária de Saúde, Daniele Rodrigues, reforçou o compromisso da gestão com o cuidado integral da população:

“O Setembro Amarelo é mais que uma campanha, é um movimento de cuidado. Precisamos continuar incentivando que as pessoas procurem ajuda e falem sobre o que sentem”, declarou.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, realizada todos os anos desde 2015. Em Itanagra, outras ações estão previstas ao longo do mês, levando informação, acolhimento e esperança para todos os itanagrenses.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itanagra


Município de Conde ganha reforço em obras e equipamentos após reunião com o governador Jerônimo Rodrigues


Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

 

Para atender demandas emergenciais para o município de Conde, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito, Anísio Madeirol, se reuniram nesta quarta-feira (3), no Centro de Operações e Inteligência, em Salvador, com secretários estaduais e municipais. Na ocasião, foram destinados de imediato, dois veículos para a saúde e um ônibus escolar. Localizado no Litoral Norte, Conde tem recebido nos últimos dois anos, uma série de investimentos do Governo do Estado, contemplando áreas estratégicas como educação e infraestrutura.

“Todas as secretarias ficaram com o compromisso de analisar criteriosamente as necessidades, como a construção de uma creche, uma nova rodoviária, mais estradas, reforma do hospital municipal, abastecimento de água, fortalecimento do turismo, e articular junto ao município, a partir de convênio, o atendimento a essas demandas. Uma ambulância, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e um ônibus escolar já garantimos hoje”, descreveu o governador.

Nos últimos dois anos, os 27 mil habitantes do Conde foram contemplados na área da educação, com duas importantes intervenções: a primeira é a ampliação e modernização do Centro Integrado de Educação do Conde e a segunda, a reforma civil e elétrica do Colégio Estadual Celso Mendes de Lima.

No campo da infraestrutura viária, a construção da ponte sobre o Rio Itariri, na BA-099 com acesso à BA-233, no trecho Linha Verde – Barra do Itariri e a pavimentação na BA-233, conectando a travessia urbana à ponte recém-construída. Também está em andamento a pavimentação da BA-233, ligando o entroncamento da BA-099, em Conde, ao entroncamento da BR-101, em Esplanada. A obra, que prevê 42,97 quilômetros de extensão e aporte de R$ 23,9 milhões, tem previsão de conclusão para maio de 2026.

O prefeito Anísio Madeirol agradeceu a parceria com o Governo do Estado e avaliou a reunião como um pontapé inicial para um futuro ainda mais promissor para o Conde. “Percebemos a sensibilidade, a seriedade de como o governador Jerônimo Rodrigues trata os que conduzem os municípios. Eu acredito muito em todas as pautas que tratamos na mesa, todos os pleitos e que vamos levar para o Conde as melhores decisões, os melhores projetos e as melhores entregas para o nosso povo”, disse.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA


Azul amplia oferta de voos para Salvador e Ilhéus no verão 2025/2026



Foto: Divulgação
A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (18), durante evento realizado em Salvador, visa impulsionar o fluxo de turistas 18 de agosto de 2025 | 12:34

Azul amplia oferta de voos para Salvador e Ilhéus no verão 2025/2026

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta de voos para Salvador e Ilhéus, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Azul Linhas Aéreas. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia programou 580 voos extras para os dois destinos, totalizando 85 mil assentos adicionais no período. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (18), durante evento realizado em Salvador, visa impulsionar o fluxo de turistas e consolidar a Bahia como um dos principais destinos turísticos do país.

Em Ilhéus, serão 148 voos extras e 20,1 mil assentos adicionais, representando um aumento de 56% nas decolagens e 62% na oferta de assentos. A cidade contará com uma nova rota sazonal para Congonhas (SP), além de operações extras para Confins (Belo Horizonte). Os voos regulares para Goiânia, Campinas, Salvador e Confins serão mantidos, com destaque para o mercado de Confins, que terá um crescimento de 22% nas decolagens e 25% na oferta de assentos em relação à operação regular.

No mesmo período, Salvador receberá 432 voos extras operados pela Azul, o que representa um aumento de 22% no número de decolagens e 25% na oferta de assentos, em comparação ao período regular. No total, serão disponibilizados 64,9 mil assentos adicionais. A capital baiana também ganhará novas rotas sazonais, com voos diretos a partir de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG), facilitando o acesso de turistas de diversas regiões do país.

De acordo com a diretora da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, “esse fortalecimento do turismo aqui no Nordeste é o que a gente tem feito junto com o setor público e com o setor privado. A gente tem feito muita promoção turística e eu acho que tem sido muito efetiva. Não é à toa que, para esse ano, a gente cresceu 30% o número de passageiros embarcados aqui para o destino, o que tornou muito mais favorável a injeção de mais assentos para a próxima estação”.

Ilhéus

Com forte apelo turístico, Ilhéus se destaca por suas praias exuberantes, seu patrimônio histórico e sua importância no imaginário literário brasileiro, especialmente por meio das obras de Jorge Amado. A cidade vem se consolidando como destino de sol e mar no Sul da Bahia, e o reforço da malha aérea amplia significativamente o acesso ao município. A nova rota sazonal para Congonhas representa uma conquista importante para o turismo regional, conectando Ilhéus diretamente ao principal aeroporto urbano de São Paulo. As operações extras para Confins também contribuem para aumentar o fluxo de visitantes vindos de Minas Gerais, um dos mercados emissores mais relevantes para o destino.

Segundo a Azul, a expectativa é de alta demanda nos voos para Ilhéus, com taxas de ocupação superiores a 85% durante o período. Para a Setur-BA, a ampliação da malha aérea é estratégica para o fortalecimento da economia do turismo no estado, especialmente no verão, quando a procura por destinos litorâneos e culturais aumenta significativamente.

“São vários eixos trabalhados pela Secretaria de Turismo, o eixo da biossegurança, da qualificação e capacitação dos serviços turísticos, a infraestrutura que é relevante para o turismo do Estado e a promoção do destino e comercialização dos segmentos dos produtos e atrativos turísticos. Então, o incremento da malha aérea é fundamental e nós temos atuado com base nessa estratégia através desses eixos, sobretudo a promoção do turismo da Bahia. E não é à toa que nós estamos aí ocupando a liderança do turismo brasileiro por meio de diversas ações que têm fortalecido o turismo baiano”, destaca a chefe de gabinete Giulliana Brito, que representou o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar.

O reforço da conectividade aérea deve gerar impactos positivos na ocupação hoteleira, no comércio, na gastronomia e na geração de empregos temporários, beneficiando diretamente as comunidades locais. A expectativa é que a medida contribua para o crescimento do número de visitantes, superando os resultados da temporada anterior e reafirmando a Bahia como um dos destinos mais procurados do Brasil durante o verão. Salvador, com sua rica herança cultural e atrativos históricos, e Ilhéus, com suas paisagens paradisíacas e importância literária, se consolidam como grandes protagonistas dessa expansão turística.

Voos da Azul Viagens para Salvador

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, reforça sua atuação para a capital baiana com 32 voos dedicados semanais, um crescimento de 480% em relação à alta temporada anterior. As operações conectam Salvador aos mercados de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Confins/Belo Horizonte (MG).



Fonte


Após ação de Leandro de Jesus, Justiça dá prazo para Jerônimo Rodrigues se manifestar sobre empréstimos pedidos à Assembleia



Foto: Divulgação
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) 18 de agosto de 2025 | 17:24

Após ação de Leandro de Jesus, Justiça dá prazo para Jerônimo Rodrigues se manifestar sobre empréstimos pedidos à Assembleia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) notificou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para apresentar contestação a uma ação popular do deputado estadual Leandro de Jesus (PL) que questiona a legalidade dos sucessivos pedidos de empréstimo encaminhados pelo Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Nesta semana, o governador voltou a pedir autorização para contratar um crédito de 122,5 bilhões de ienes japoneses – cerca de R$ 4,5 bilhões na cotação atual.

Esse é o 19º pedido de empréstimo apresentado pela gestão Jerônimo desde o início de seu mandato, em 2023. No total, as solicitações já somam mais de R$ 23 bilhões em financiamentos.

Em mensagem enviada à Assembleia, o governador argumentou que a nova operação de crédito tem como finalidade a melhoria do perfil de endividamento do Estado. Jerônimo também pediu que o projeto seja analisado em regime de urgência, o que permite acelerar a tramitação legislativa.

A ação popular que levou à notificação do governador questiona a falta de fundamentação técnica nos projetos de lei que autorizam os empréstimos. O autor, o deputado Leandro, alega que as propostas têm sido justificadas com termos genéricos, como “necessidade de investimentos” ou “promoção do desenvolvimento do Estado”, sem apresentar estimativas claras de impacto orçamentário, cronograma de aplicação dos recursos ou compatibilidade com as leis fiscais.

A juíza Juliana de Castro Madeira determinou que o governador se manifeste no prazo de 20 dias. O Ministério Público também foi intimado a se pronunciar.



Fonte


Em Workshop promovido pela Conder, Trindade diz que parceria Bahia-Brasil fortalece ações de prevenção de desastres



Foto: Divulgação/Arquivo
José Trindade, presidente da Conder 19 de agosto de 2025 | 14:50

Em Workshop promovido pela Conder, Trindade diz que parceria Bahia-Brasil fortalece ações de prevenção de desastres

Diferentes soluções para a contenção de encostas serão debatidas entre gestores municipais, geotécnicos, professores e estudantes de engenharia durante o III Workshop Contenção de Encostas, iniciado nesta terça-feira (19), no auditório da Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador. Promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o primeiro dia de evento tratou dos planos municipais para a prevenção de desastres envolvendo deslizamentos de terra em áreas de risco.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, o workshop detalha o trabalho de um dos maiores programas de contenção de encostas do país, pensado pelo governo baiano. “Nosso programa, executado pela Conder, tem chamado a atenção de outros estados por sua eficiência na regularização de comunidades vulneráveis a desastres e, aqui, a gente divide nosso conhecimento e resultado das ações do Governo da Bahia”, detalha a titular da pasta.

As obras de contenção de encostas incluem o trabalho de drenagem, tecnologias de geotecnia e utilização de técnicas verdes para prevenção de desastres. Desde 2023 foram 29 obras de encostas finalizadas na Bahia e outras 18 estão em andamento. Os recursos estaduais chegam à marca de R$ 157 milhões em quase três anos. Através do PAC Seleções, o Governo Federal também aportou mais R$ 200 milhões em encostas na Bahia.

Coordenador-geral do Departamento de Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades, Carlos Gonçalves abriu o evento, apresentando o novo PAC Seleções e como os municípios podem requerer recursos federais com base nos planos municipais. “Os planos municipais são muito importantes na seleção de obras do PAC. Esses planos, esses mapeamentos apoiam na escolha das obras. Então, tendo mais projetos, a gente espera ampliar o apoio aos municípios baianos”, disse o coordenador.

Para José Trindade, presidente da Conder, “a parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal tem feito o estado alcançar grandes números no investimento em encostas. Isso fortalece, cada vez mais, a prevenção de desastres, garantindo dignidade e proteção às famílias baianas”, enfatizou.

Até o dia 21 de agosto, o workshop ainda tratará de inspeções em obras de contenção de encostas, redução da degradação de materiais, técnicas verdes e princípios de bioengenharia. As palestras ainda podem ser assistidas online, através do canal da Conder no YouTube (https://www.youtube.com/@conder-ba/streams).



Fonte