Vasco busca vitória sobre Fortaleza para olhar mais ‘para cima’


Com o retorno do Campeonato Brasileiro após o fim da data Fifa, o Vasco volta a campo hoje, contra o Fortaleza, às 21h30, na Arena Castelão, pela 28ª rodada. Décimo primeiro colocado, com 33 pontos, o cruz-maltino busca uma vitória para passar a olhar mais para cima do que para baixo na tabela da competição.

Caso triunfe, o cruz-maltino pode ficar a sete pontos do G6, a zona de classificação para a Libertadores, em caso de derrota de Botafogo ou Bahia, que possuem 43 pontos — e abrirá mais de dez pontos do Z4 pela primeira vez no campeonato — o Vitória, 17º com 25 pontos, joga apenas amanhã.

Para alcançar o feito, o cruz-maltino precisará quebrar um jejum de mais de duas décadas sem saber o que é vencer o Fortaleza como visitante. A última vez foi no dia 28 de junho de 2003, quando Marcelinho Carioca garantiu os três pontos do Vasco no Brasileiro. No primeiro turno da edição deste ano, o cruz-maltino venceu por 3 a 0 na reestreia do técnico Fernando Diniz em São Januário.

Com o time em ascensão na competição, o treinador usou o período da Data Fifa para fazer ajustes nos setores, principalmente na defesa, após os seis gols sofridos nos dois últimos jogos — a virada sobre o Vitória por 4 a 3 e a derrota por 3 a 0 para o Palmeiras.

Diniz, porém, não poderá contar com Paulo Henrique para o duelo. Convocado pela primeira vez à seleção brasileira, o lateral-direito foi titular na derrota por 3 a 2 para o Japão ontem, em Tóquio. O Vasco até tinha preparado uma logística especial para o seu retorno, mas, como jogou todos os minutos da partida, a diretoria mudou de ideia e decidiu que o defensor voltará direto para o Rio de Janeiro, a fim de se recuperar e se reapresentar ao clube na sexta-feira.

Autor do primeiro gol do Brasil, Paulo Henrique brincou que fez lobby para trazer dois jogadores para o Vasco no futuro:

— Tem o Bruno Guimarães e o Richarlison, que são vascaínos. Estou tentando levar os dois para o Vascão. Foi uma experiência incrível. Fui muito bem tratado por todos e espero poder estar de volta em breve, porque foram momentos especiais demais — disse.

Por outro lado, quem deve começar jogando diante do Fortaleza é o lateral-direito Puma Rodríguez, que também atuou por sua seleção, o Uruguai, na vitória por 2 a 1 sobre o Uzbequistão, na segunda-feira, mas teve mais tempo de recuperação e segue nos planos do clube. Improvisado na esquerda nos últimos jogos, Puma deverá voltar ao lado direito hoje, em razão da ausência de Paulo Henrique, com Lucas Piton voltando ao time titular.

Já o centroavante Pablo Vegetti, que não marca há sete jogos — sendo que os três últimos gols foram de pênalti —, pode perder a vaga para Andrés Gómez, que treinou entre os titulares.

Fonte