Teatro é destaque em programação gratuita do Verão das Artes da Funceb


Teatro é destaque em programação gratuita do Verão das Artes da Funceb
Teatro é destaque em programação gratuita do Verão das Artes da Funceb

Foto: Divulgação

A partir desta segunda, 12 de janeiro, a estação mais quente do ano ganha ainda mais cor e ritmo com o Verão das Artes, iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). O projeto aposta na diversidade de linguagens artísticas e no potencial de espaços culturais icônicos do centro da cidade para estimular o público a se aproximar do universo das artes a partir de três eixos: dança, teatro e cinema. As atrações ocupam Largos do Pelourinho e a Sala de Cinema Walter da Silveira até 7 de fevereiro de 2026. A programação é totalmente gratuita e pode ser acompanhada no site (https://www.ba.gov.br/fundacaocultural) e nas redes sociais (@funceboficial).
“Este projeto se insere na agenda baiana em um período de efervescência, em que a experiência cultural é compartilhada com mais intensidade entre o público local e os visitantes que escolhem nossa terra para passar as férias. É nesse contexto que reiteramos nosso compromisso de promover as artes por meio de suas diferentes expressões”, afirma Sara Prado, diretora-geral da Funceb.
O Largo Tereza Batista, no Pelourinho, será o ponto de encontro de quem quer colocar o corpo em movimento, com um aulão de dança aberto a pessoas de todas as idades, na segunda-feira (12), das 18h30 às 19h30. Passeando entre o pagode baiano e o samba de roda, os encontros fazem parte do Vem Dançar Verão e se repetem nas próximas segundas-feiras de janeiro (dias 19 e 26), sempre no mesmo horário, sob o comando de profissionais do Centro de Formação em Artes da Funceb (CFA). Não é necessário fazer inscrição para participar.
“Os aulões apresentam diversas linguagens de dança, todas escolhidas para que haja um estado de alegria nesse verão. Será uma conexão com a essência dessa cidade através de modalidades como samba de roda e principalmente o pagodão, que é para preparar todas as pessoas com os hits e as músicas do carnaval”, ressalta Nildinha Fonsêca, diretora do CFA.
A Cena – O teatro também se destaca no Verão das Artes, dentro do Pelô em Cena, que provoca o público a apreciar as artes cênicas em ambientes distintos, como os Largos do Pelourinho. A programação começa em grande estilo, com Rita Assemany e sua Chiquita com Dendê nesta quarta, dia 14, às 19h, no Largo Tereza Batista. Ao som de grandes nomes como Assis Valente, Tom Zé, Dorival Caymmi, Moraes Moreira, Capinam, Roberto Mendes e Ivete Sangalo, a atriz costura histórias e memórias para revelar sua visão sobre a identidade baiana.
E o público já pode se programar para bater ponto no mesmo local e horário, sempre às quartas-feiras. A programação segue com Sambei você (21/01), que exalta o samba como instrumento de resistência e premissa para se pensar o próprio Brasil, com direção de Lidiane Souza e dramaturgia de Eva Cruz; Isso não é um museu (28/01), do grupo A Pombagem, que celebra a história e a cultura da periferia; e, encerrando a programação já bem pertinho do Carnaval, Chame Gente – Um Carnaval em Cada Esquina (04/02), que traz Leandro Santolli e Danilo Cairo sob a direção de Paula Lice numa homenagem bem-humorada à festa de Momo.
Aos domingos, será a vez das crianças curtirem a programação teatral, no Largo Pedro Archanjo, sempre às 16h30. Nos 18/01 e 01/02 se apresentam, respectivamente, Menino Rei, dirigido por Matheus Ambrozi, que leva para meninos e meninas a mitologia afro-brasileira dando vida aos Orixás Nanã e Omolu; e Maria Minhoca, que revisita um clássico infantil da literatura teatral brasileira escrito por Maria Clara Machado e adaptado sob a ótica dos palhaços da Cia. Cuca de Teatro, de Feira de Santana.
“É uma perspectiva de construir possibilidades de aproximação das linguagens em um cenário que talvez se apresentasse distante. É uma forma de dizer que, além dos shows, uma programação de Verão também combina com o teatro ou uma intervenção de dança. Também pensamos em atrações para todas as idades, envolvendo famílias, infâncias e a diversidade do público que transita por Salvador nessa época do ano”, destaca Gabriela Sanddyego, diretora da Diretoria das Artes da Funceb (Dirart).
Festival de Esquetes – O Largo Pedro Archanjo também será palco de uma iniciativa que promete potencializar a interação entre o palco e a plateia. No dia 7 de fevereiro (sábado), às 16h30, o público acompanhará o Festival de Cenas Curtas, breves performances teatrais protagonizadas por artistas locais. As atuações serão avaliadas por um júri especializado, que irá distribuir prêmios para as três primeiras colocadas. Em breve, o regulamento e o formulário de inscrição estarão disponíveis nos canais de comunicação da Funceb.
O Cine – O Verão na Walter completa o tripé de linguagens artísticas contempladas pelo projeto, com exibições de filmes na Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, um dos espaços mais relevantes da cena cultural de Salvador. De 22 a 30 de janeiro, o público poderá ver ou rever curtas e longas-metragens baianos, com direito a pipoca e refrigerante. As quintas-feiras (22 e 29) serão dedicadas ao público adulto, com sessões às 17h, enquanto as sextas-feiras ficarão reservadas para a criançada, com início às 15h.
A diretora da Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas), Daiane Silva, e a coordenadora da Sala de Cinema Walter da Silveira, Raiane Vasconcelos, buscaram promover o diálogo dos filmes selecionados com o restante da programação do Verão das Artes. “Buscamos dialogar com as outras linguagens para que a nossa programação fosse integrada, então escolhemos ficções que se destacam pela presença de atores baianos em cena. E também pensamos em filmes infantis para colocar a Sala de Cinema Walter no circuito de lazer para a família inteira”, diz Daiane Silva.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
A programação realizada pela Funceb ao longo dos meses de janeiro e fevereiro faz parte do projeto Verão da Bahia. Um Estado de Alegria, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), em parceria com suas unidades vinculadas. As ações ocupam diferentes espaços e territórios, valorizam a diversidade cultural do estado, fortalecem os artistas baianos e ampliam o acesso à arte, música e diferentes manifestações culturais.
Serviço
Verão das Artes da Funceb
Quando: De 12 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026
Onde: Largos do Pelourinho e Sala de Cinema Walter da Silveira
Quanto: Gratuito