Sesab acompanha início da operação da carreta Agora Tem Especialistas em Cruz das Almas


Sesab acompanha início da operação da carreta Agora Tem Especialistas em Cruz das Almas
Sesab acompanha início da operação da carreta Agora Tem Especialistas em Cruz das Almas

Foto: Jamile Amine/Sesab

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve nesta sexta-feira (30) em Cruz das Almas, onde começou a agenda de trabalho acompanhando o início da operação da quarta carreta do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada a ampliar o acesso a consultas e exames especializados e reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade móvel começa a ofertar exames de imagem com foco inicial em tomografia, aproximando o diagnóstico da população e reduzindo deslocamentos para Tratamento Fora do Domicílio. 
Segundo a secretária, a parceria com o Governo Federal consolida uma estratégia de itinerância para chegar mais perto de quem precisa. Com a entrada em operação em Cruz das Almas, a Bahia passa a contar com quatro carretas em atividade no interior, sendo duas dedicadas à Saúde da Mulher, com consultas e exames voltados à detecção precoce do câncer de mama e atendimento ginecológico, além de uma unidade de oftalmologia, com consultas e cirurgias de catarata. As carretas estão em Barreiras e Ribeira do Pombal, no eixo de Saúde da Mulher, e em Eunápolis, com oftalmologia. 
A titular da pasta da Saúde afirmou ainda que “no Brasil, a iniciativa já contabiliza 21 mil pessoas atendidas e 57 mil procedimentos realizados. Em Cruz das Almas, nesta etapa, oito municípios pactuados com as secretarias municipais da região terão acesso ao serviço”. 
Durante a passagem pelo município, a secretária também visitou a estrutura do antigo hospital municipal, atualmente desativado. De acordo com Roberta Santana, a Prefeitura demonstrou interesse em reestruturar e reabrir a unidade, e o governador Jerônimo Rodrigues se colocou à disposição para, em conjunto com o município, avaliar o perfil assistencial, apoiar a elaboração do projeto e buscar recursos de investimento para viabilizar a reforma. 
A agenda incluiu ainda tratativas sobre projetos estruturantes do ProSUS, como a construção de um centro de reabilitação e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de visita à Santa Casa. A secretária destacou que o Estado mantém contrato de R$ 17 milhões para apoiar cirurgias eletivas e a assistência à população, reforçando a cooperação com os municípios para ampliar a resolutividade do cuidado.

Fonte: Ascom/Sesab