
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) esteve presente na manhã desta terça-feira (30), no II Encontro dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis Autônomos e Organizados em Associações e Cooperativas da Bahia, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), em Salvador.
O evento é um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de agendas voltadas ao fortalecimento da categoria e da luta por direitos no setor da reciclagem.
Representando a Sema, o coordenador João Paulo Ribeiro participou da mesa de abertura, abordando o tema central do encontro: os 3R’s – Respeitar, Reconhecer e Remunerar, como pilares para a promoção dos direitos humanos e da cidadania.
“Estamos aqui neste segundo encontro com um tema super importante. Os catadores prestam serviços ambientais fundamentais e precisam ter garantidos seus direitos sociais e humanos. Estamos falando de justiça climática, de reconhecimento e de remuneração. Esse debate também dialoga com a pauta da COP30, que terá como foco as desigualdades e a sustentabilidade”, destacou.
Além da abertura, o coordenador integrou o painel sobre a atuação do Comitê de Inclusão Socioeconômica de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis na Bahia (CIISC-BAHIA), no qual apresentou as ações da Sema voltadas ao fortalecimento do trabalho da categoria.
Michele Almeida, catadora da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) falou sobre a relevância do encontro para a categoria. “Esse tema é muito importante para nós, porque valoriza o trabalho dos catadores. Participar desse momento, ouvir os gestores e as gestoras públicas e acompanhar os encaminhamentos são de grande valia, pois fortalece a melhoria e o reconhecimento da nossa categoria”, frisou.
A ação é promovida pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores(as) da Bahia (MNCR-BA) e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e do TRT-5. A programação segue até esta quarta-feira (1º).
Fonte: Ascom/Sema
Comentários