SEI apresenta estudo inédito sobre o impacto econômico de eventos turísticos em Mucugê


SEI apresenta estudo inédito sobre o impacto econômico de eventos turísticos em Mucugê
SEI apresenta estudo inédito sobre o impacto econômico de eventos turísticos em Mucugê

Foto: Divulgação/ Ascom SEI

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebe na segunda-feira (17) o lançamento do relatório técnico “Avaliação do impacto econômico de eventos em economias locais com uso de dados fiscais: o caso de Mucugê-BA, 2024”, produzido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O evento, aberto ao público, acontece às 19h, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Mucugê, e deve reunir empreendedores, gestores públicos e representantes da sociedade civil interessados em compreender como o turismo e a cultura movimentam a economia local.

O estudo, elaborado pela Diretoria de Pesquisas da SEI com base em metodologia inédita no Brasil, utilizou 1,27 milhão de registros fiscais eletrônicos fornecidos pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), resultando em uma análise sobre os efeitos econômicos gerados por seis eventos turísticos, culturais e esportivos realizados no município em 2024. A pesquisa utiliza tecnologia de big data para mensurar como essas atividades impactam o comércio formal e a geração de renda.

“Esse relatório mostra, com base nas notas fiscais eletrônicas, como as festas e eventos movimentam o comércio local e geram renda para a população. Vamos mostrar, por exemplo, que durante o São João de Mucugê o comércio formal movimentou um milhão de reais, em apenas cinco dias. Mostraremos quais os produtos mais consumidos durante este e outros eventos realizados em 2024, como o Festival de Forró da Chapada, o Festival Vozes na Chapada, a Feira Literária de Mucugê (Fligê) e as competições esportivas Ultra Trail e Desafio Mucugê”, explica diretor de Pesquisas da SEI, Rodrigo Cerqueira. “É um trabalho pioneiro que mostra, de forma objetiva, o quanto os eventos movimentam o comércio e ajudam a planejar o desenvolvimento de forma mais inteligente e sustentável”, destaca.

A iniciativa integra a estratégia do Governo do Estado de fortalecer a gestão pública baseada em evidências, oferecendo subsídios técnicos para o planejamento do turismo, da cultura e do desenvolvimento regional. O modelo utilizado em Mucugê poderá ser replicado em outros municípios baianos, contribuindo para políticas mais precisas e eficazes.

O relatório será disponibilizado após o lançamento no site da SEI: www.sei.ba.gov.br

O quê: Lançamento do relatório técnico “Avaliação do impacto econômico de eventos em economias locais com uso de dados fiscais: o caso de Mucugê-BA, 2024”
Onde:  Colégio Estadual de Tempo Integral – Mucugê (BA)
Quando: 17 de novembro às 19h

Fonte: Ascom/SEI