Segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições para expositores


Segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições para expositores
Segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia abre inscrições para expositores

Foto: André Frutuôso/Ascom CAR

Estão abertas, até quinta-feira (9), as inscrições para a 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que será realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2025, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.

O evento reunirá produtores de queijos e lácteos artesanais de diversas regiões do estado, com o objetivo de promover, valorizar e fortalecer a cadeia produtiva do leite e do queijo artesanal baiano — um setor em pleno crescimento e já reconhecido pela qualidade e diversidade de seus produtos no Brasil e no exterior.

O festival é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e Unicafes Bahia, e com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).

Podem se inscrever queijarias e produtores de lácteos artesanais que possuam certificação de inspeção oficial ou que estejam em processo de obtenção do selo. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/vtdAEn5rV3wm6qPKA.

Sobre o Festival

Sucesso de público e crítica em sua primeira edição, o Festival do Queijo Artesanal da Bahia é um evento gratuito e aberto ao público, que celebra a riqueza, tradição e inovação da produção queijeira e láctea baiana.

Para esta edição, a expectativa é de ampliar em 20% o volume de vendas diretas e consolidar ainda mais a cadeia produtiva do queijo, movimentando a economia, fortalecendo a agricultura familiar e valorizando pequenos e médios produtores.

Além da feira de expositores, a programação contará com palestras, oficinas, degustações e apresentações musicais, promovendo o intercâmbio entre produtores, especialistas e consumidores.

Entre as novidades deste ano está o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, que premiará os melhores queijos do estado em uma disputa saudável e cheia de sabor. Avaliados por jurados especializados, os vencedores ganharão projeção nacional, ampliando a visibilidade de produtores que transformam saberes tradicionais em excelência gastronômica.

Fonte: Ascom/Setur-BA