Secti e Sebrae entregam mapeamento que orienta avanço da inovação em Alagoinhas


Secti e Sebrae entregam mapeamento que orienta avanço da inovação em Alagoinhas
Secti e Sebrae entregam mapeamento que orienta avanço da inovação em Alagoinhas

Foto: Milena Monteiro/Ascom Secti

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) entregou, nesta terça-feira (18), o mapeamento do ecossistema de inovação de Alagoinhas, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo, que conta com investimento de R$ 4,5 milhões voltado ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao estímulo à inovação no interior do estado, apresenta diagnósticos e estratégias para o desenvolvimento do setor no município.

O trabalho tem como objetivo fortalecer a governança territorial, estruturar ambientes inovadores e ampliar a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade civil. A metodologia aplicada foi a de Níveis de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), desenvolvida pelo Sebrae e utilizada em mais de 300 cidades brasileiras. Os próximos mapeamentos do convênio serão entregues em Camaçari, no dia 28 de novembro, e em Ilhéus, no dia 2 de dezembro.

Em Alagoinhas, o diagnóstico aponta nível de maturidade de 7,52, com potencial de crescimento acelerado. O mapeamento destaca três setores estratégicos para o desenvolvimento local: Tecnologias para o Agro, Alimentos e Florestal; Tecnologias para Recursos Naturais; e Automação e TI. Entre as propostas do Plano de Intervenção estão a criação de um Centro de Inovação Municipal, a ampliação do Espaço Colaborar, em parceria com o IF Baiano e a UNEB, a implementação de uma Lei Municipal de Inovação e Empreendedorismo e a realização de eventos anuais de tecnologia. O plano também prevê a formação de uma governança multissetorial.

O secretário da Secti, Marcius Gomes, ressaltou a importância da conclusão do mapeamento para o ecossistema da região. “Essa entrega reforça o compromisso do Estado em promover o desenvolvimento territorial a partir da ciência, tecnologia e inovação. Ao identificar vocações, desafios e oportunidades, fortalecemos a governança local e ampliamos a capacidade dos territórios de gerar novos negócios, soluções tecnológicas e empregos qualificados. Alagoinhas passa a contar com um instrumento estratégico para orientar decisões e acelerar o crescimento do seu ecossistema empreendedor e inovador”.

Para o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, a entrega representa um passo essencial para fortalecer o desenvolvimento local. “O recebimento do mapeamento do ecossistema na nossa cidade foi um trabalho feito pela Secti e pelo Sebrae, que vem no sentido de nos auxiliar com informações, encaminhamentos e planejamento, para que a gente tenha um ambiente adequadamente preparado para se desenvolver, estimulado do ponto de vista da inovação, da tecnologia e de tudo aquilo que envolve o ambiente de negócios dentro desse contexto”.

Gerente adjunto de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae-BA, Rodrigo Licínio, também destacou o processo realizado até a concretização do mapeamento. “Fizemos todo um trabalho dentro de Alagoinhas para verificar quem são os atores-chave para esse processo. A gente tem instituições de ensino, de ciência e tecnologia, sociedade civil organizada, governo e empresas que fazem parte dessas quatro hélices que compõem o ecossistema de inovação”.

Lançamento da Feira Agropecuária de Sergipe, Alagoas e Bahia

Na ocasião, ocorreu também o lançamento da Feira Agropecuária de Sergipe, Alagoas e Bahia, que será realizada em março de 2026 pela Prefeitura de Alagoinhas e pelo Sindicato Rural de Inhambupe, em parceria com o Senar e o Sebrae. A feira reforça a posição estratégica de Alagoinhas no agronegócio regional e amplia a integração das cadeias produtivas entre Bahia, Alagoas e Sergipe.

Fonte: Ascom/Secti