SEC promove maratona para fortalecer desempenho na redação do Enem


SEC promove maratona para fortalecer desempenho na redação do Enem
SEC promove maratona para fortalecer desempenho na redação do Enem

Foto ilustrativa: Ezequias Ramos Silva

Com a proximidade das provas do Enem 2025, a redação volta a ocupar o centro das atenções dos candidatos. Para fortalecer a preparação dos estudantes da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio da TV Conexões – Estação do Saber, inicia, nesta segunda-feira (6), a maratona “Descomplique sua redação”, com transmissão às 17h, no canal do veículo no YouTube. A professora Vina Queiroz conduz os encontros, oferecendo orientações práticas e linguagem acessível para quem deseja transformar a escrita em porta de entrada para a universidade.

Idealizadora do projeto, a professora da rede estadual desenvolveu a metodologia após comparar redações que obtiveram as maiores notas com aquelas que não alcançaram desempenho semelhante. “Além de mostrar como estruturar o texto, apresento o que o corretor do Enem espera”, afirma. A experiência como avaliadora do exame ajudou a ampliar o alcance das dicas, que hoje impactam milhares de estudantes.

Trilha estratégica

O projeto chega à terceira temporada com episódios que unem teoria, prática e correção ao vivo. Os alunos enviam suas produções e recebem devolutivas durante o programa, o que torna o aprendizado dinâmico e participativo. A maratona desta semana traz duas aulas por dia, com 30 minutos cada, acessíveis gratuitamente e disponíveis para revisão a qualquer momento. A proposta reforça autonomia, acessibilidade e uso inteligente dos repertórios socioculturais – como filmes, literatura e séries – para construir argumentos consistentes.

Sem formato engessado, a programação funciona como uma trilha estratégica. Nesta segunda-feira (6), por exemplo, o foco vai recair sobre as competências exigidas pelo Enem e o uso de produções cinematográficas indicadas ao Oscar. Na terça-feira (7), serão explorados o potencial dos livros e as técnicas para destravar ideias na redação. As aulas da quarta-feira (8) vão tratar de clareza, ruptura do senso comum e o impacto das áreas do conhecimento. Na quinta-feira (9), a professora abordará as diferenças entre vestibulares, concursos e estratégias argumentativas, enquanto que na sexta-feira (10), a revisão do Descomplique será encerrada com orientações para objetividade e o método DR7P, criado pela professora para o aluno pensar antes de escrever: aprender a organizar as ideias, construir argumentos com repertório e escrever com clareza, autoria e propósito.

Quando a preparação vira resultado

Quem viveu esse processo sabe o quanto ele faz diferença. Michel Oliveira, ex-aluno do Colégio Estadual Barros Barreto e, hoje, estudante de Jornalismo na UFBA, alcançou 900 pontos na redação. “As videoaulas e os aulões oferecidos pela SEC foram fundamentais para minha evolução, especialmente na transição do Ensino Médio para o Enem”, destacou. O desempenho reforça a potência do projeto como ferramenta de transformação acadêmica.

Vina acompanha histórias como esta desde 2018 e percebe como a escrita fortalece a autoconfiança. “O aluno entende que pode se expressar e mudar sua trajetória”, explica. A primeira versão televisiva do projeto nasceu em 2021, durante a pandemia, após convite do diretor da TV Conexões, Robson Costa. Desde então, foram vários episódios e aulões em escolas da rede, com estudantes que já ingressaram no ensino superior graças ao desempenho na redação.

Descomplicando o emocional

Na reta final, a professora orienta os candidatos a organizarem o emocional para evitar bloqueios. A insegurança sobre o tema e o peso da nota são os principais gatilhos de ansiedade. Para aliviar a tensão, Vina sugere a descontração na sexta-feira anterior à prova e, no sábado, a separação de documentos, água e lanche. No dia do exame, respirar contando até três na inspiração e até seis na expiração, repetindo esses movimentos por cinco vezes, o que ajuda a oxigenar o cérebro e reduzir a pressão. Outra dica é folhear a prova sem fazer a leitura de nenhuma questão específica, evitando acelerar ainda mais os batimentos cardíacos.