Sabores da Bahia ganham destaque nas praças gastronômicas da 16ª Feira da Agricultura Familiar


Sabores da Bahia ganham destaque nas praças gastronômicas da 16ª Feira da Agricultura Familiar
Sabores da Bahia ganham destaque nas praças gastronômicas da 16ª Feira da Agricultura Familiar

Foto: André Frutuôso/Ascom CAR

Frutos do mar, carne de fumeiro, feijoada, tilápia, sarapatel, acarajé, bode e cordeiro assado, ostras, carne do sol, mariscos, maniçoba e galinha caipira. Essa é apenas uma amostra da diversidade gastronômica que o público encontrará nas duas praças de alimentação da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começa nesta quarta-feira (10) e segue até domingo (14), no Parque Costa Azul, em Salvador.

A Sobradinho Pescados, da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados dos Peixes de Sobradinho (Coopes), levará ao evento uma variedade de pratos à base de tilápia. “Vamos lançar o Filé à Delícia, além dos tradicionais Peixe Velho Chico, Filé Sobradinho Pescado e dos petiscos Linguiça, Bolinho, Caldo e Isca de Tilápia. Estamos de braços abertos esperando o público”, destaca Neuraci de Jesus Silva, presidente da Coopes.

A tradicional feijoada do restaurante Raízes do Brasil – Bahia também integra o cardápio, preparada com ingredientes produzidos por famílias agricultoras do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). “Utilizamos também o óleo de licuri, acompanhado de uma farofa de licuri, o coquinho do sertão, produzido por mulheres da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes)”, explica Saiane Santos, da coordenação da Rede Raízes do Brasil – Bahia.

Fogo de Chão no Caminho da Roça

A edição deste ano apresenta uma novidade: o Caminho da Roça, espaço imersivo que evidencia diferentes sistemas produtivos da Bahia. No ambiente dedicado a caprinocultura, o público poderá saborear cortes especiais preparados no fogo de chão pelo chef Sandro Borges, idealizador do restaurante Porco Steakhouse, em Salvador.

Os cortes são da FrigBahia, frigorífico instalado em Pintadas e especializado em carnes nobres de cordeiros e cabritos. Além do fogo de chão, o cardápio inclui Filé, Sarapatel, Espetinho, Linguiça de Cordeiro, Choripan, Carne do Sol de Cordeiro, Hambúrguer Artesanal, Costelinha Suína e o lançamento exclusivo da carne moída de ovino.

“A FrigBahia leva uma seleção especial de novidades pensadas para todos os paladares. O público poderá saborear desde pratos tradicionais até cortes preparados no autêntico fogo de chão, além de opções artesanais e porções variadas”, afirma Laíse Santos, gerente comercial da FrigBahia.

Cardápio inclusivo

As praças gastronômicas oferecem opções diversas para diferentes perfis de público, incluindo veganos. Entre as novidades desta edição está o hambúrguer de carne de caju, além de preparações pensadas para pessoas intolerantes ou alérgicas a produtos lácteos.

Chopps e cervejas de frutas nativas

Nas praças gastronômicas, o público também encontrará uma variedade de chopps e cervejas artesanais produzidos pela agricultura familiar, com sabores de umbu, caju, licuri, cajá, mel de cacau, café e mandioca. Além disso, estarão disponíveis sorvetes e picolés de licuri, umbu e outras frutas nativas.

O espaço contará ainda com beiju fresquinho, suqueria com bebidas naturais e uma creperia.

Sobre a Feira

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e à Unicafes Bahia, a 16ª edição da Feira reunirá mais de seis mil produtos da agricultura familiar baiana.

O público encontrará alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, moda, flores e itens da economia solidária, além das Tendas Quilombola, Indígena e de Artesanato, da 3ª Feira Agroecológica da Bahia e atrações musicais.

Funcionamento:
🕒 Quarta (10/12): abertura oficial às 18h
🕒 Quinta: 12h às 22h
🕒 Sexta a domingo: 10h às 22h
📍 Parque Costa Azul – Salvador
 

Fonte: Ascom/CAR