O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) aplaudiu o trabalho do cineasta baiano Vítor Rocha, que concluiu o filme “Aprender a Sonhar”, que estreia, no cine Glauber Rocha, nesta quinta-feira (2). Trata-se de obra de cunho memorialístico e artístico que “é um testemunho potente das histórias de superação e transformação de estudantes negras e indígenas, celebrando a força das culturas e a luta pela inclusão na universidade, ecoando os ideais de transformação social”, destacou o parlamentar.
O pessedista registrou a sua satisfação com a moção que protocolou junto à Secretaria-Geral da Mesa da Assembleia Legislativa, frisando o “seu mais profundo aplauso ao cineasta baiano – filho e neto de ex-prefeitos do município de Uibaí, localizado na região de Irecê. Os ancestrais de Vítor, ambos de prenome Pedro”, segundo o deputado, “homens ilustres que marcaram aquela bela cidade no pé da serra da Chapada Diamantina”.
Rodrigues elogiou a trajetória profissional do seu homenageado, que também passou pelo jornalismo, “honrando as raízes de Uibaí e Irecê, trazendo à luz um olhar crítico e afetivo sobre as questões que movem a sociedade baiana”. Para o deputado, até o cinema escolhido para a estreia é emblemático da cultura baiana – “reafirmando o compromisso com a arte e a transformação, tal qual ansiava o saudoso cineasta Glauber Rocha, que empresta seu nome à sala de exibições”.
O legislador concluiu a moção elogiando a família Rocha, consideradas como “ícones de Uibaí e Vitor como um criador visionário, que os inspira a celebrar a cultura, a inclusão e o cinema como ferramentas de mudança, em nossa caminhada para o desenvolvimento”.
Comentários