Projeto Férias na Escola 2026 entra na fase de cadastro dos oficineiros


Projeto Férias na Escola 2026 entra na fase de cadastro dos oficineiros
Projeto Férias na Escola 2026 entra na fase de cadastro dos oficineiros

Foto ilustrativa: Claudionor Jr./SEC

Começam nesta segunda-feira (5) a entrega da documentação para os oficineiros que atuarão no Projeto Férias na Escola. A etapa, que segue até esta sexta-feira (9), é obrigatória e garante a participação no projeto que movimenta escolas e comunidades em todo o estado durante o recesso escolar. Os cadastrados devem comparecer presencialmente à unidade escolar onde pretendem ministrar as atividades com documentação exigida.

Na unidade escolar, o voluntário ou voluntária deve estar munido (a) do documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais atualizada, que deve ser renovada a cada seis meses. Também é necessário apresentar a comprovação de capacidade técnica para ministrar a oficina, que pode ser emitida por associações ou entidades representativas, especialmente em atividades como capoeira, futsal e outras práticas esportivas e culturais. Caso o oficineiro possua vínculo empregatício, também deve apresentar um atestado que comprove o turno de atuação, além de assinar, em duas vias, o termo de compromisso e o formulário de inscrição.

Criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o Projeto Férias na Escola abre as portas das unidades escolares durante as férias letivas para receber estudantes da rede estadual e a comunidade local com uma programação diversa, criativa e cheia de significado. Regulamentada pela Portaria nº 83/2024 e integrada à ação Educa Mais Bahia, a iniciativa aposta na escola como espaço de convivência, fortalecimento de vínculos e valorização dos saberes do território.

Ao longo do projeto, as escolas oferecem  experiências nas áreas de arte, cultura, esporte, lazer, saúde e bem-estar também no período das férias. As oficinas, conduzidas por oficineiros voluntários, estimulam o protagonismo juvenil e a participação comunitária, dialogando com diferentes linguagens, como cultura corporal, tecnologia e comunicação, além de práticas identitárias, a exemplo do Capoeira das Escolas. Durante a realização das atividades, os estudantes participantes contam ainda com refeições diárias, garantindo segurança alimentar e permanência nas ações.

Confira o cronograma:

Cadastro de oficineiro – 5 a 9/1/2026
Inscrições para as oficinas – 7 a 9/1/2026
Início das atividades – 12/1/2026
Término das atividades – 30/1/2026

Fonte: Ascom/SEC