
O Projeto de Oficinas de Matemática Experimental (POME), desenvolvido por professores da área de Matemática do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPMRG), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na cidade de Ilhéus, recebeu Menção Honrosa Regional (Nordeste) no Prêmio de Dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) 2025. Promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática, a premiação aconteceu neste mês, durante o II Encontro Nacional do PROFMAT, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS).
A dissertação de Reinaldo, intitulada “Oficinas de Matemática Experimental: caça ao tesouro”, é resultado da oficina “Caça ao tesouro”, realizada com estudantes dos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Nela, são utilizados tópicos de Matemática para desenvolver habilidades gerais, como raciocínio lógico e trabalho em equipe.
Segundo o professor, a Oficina de Matemática Experimental (OME) é uma forma diferente e divertida de aprender a disciplina. “Em vez de o professor apenas explicar o conteúdo no quadro, os alunos participam de atividades práticas, que envolvem descobertas, desafios e construção de ideias”, explicou.
Para o educador, este reconhecimento é resultado da dedicação em equipe com o ensino e o aprendizado de forma lúdica e prática. “A premiação fortalece o meu compromisso com o ensino de Matemática e com a construção de experiências que conectam os saberes escolares à realidade dos estudantes. O aprendizado dos estudantes é perceptível, pois eles vêm se destacando em competições, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”, destacou.
A estudante Elena Tonosaki, 12 anos, matriculada no 7º ano do Ensino Fundamental, aprovou a iniciativa realizada na escola através do projeto. “Eu achei a oficina muito divertida. Ela faz a gente praticar o raciocínio lógico de forma legal e, também, ajuda os alunos que têm dificuldade em Matemática”, afirmou.
Parceria com a universidade
O projeto Oficinas de Matemática Experimental vem sendo desenvolvido no Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em parceria com a UESC, desde 2015, com a criação de diferentes oficinas envolvendo professores e estudantes das duas instituições. Por meio dele, já foram originadas oito dissertações voltadas para o PROFMAT, sendo três de professores que participam do projeto e são lotados na unidade escolar.
Fonte: Ascom/SEC
 
          



















Comentários