Projeto da EJA da Bahia conquista segundo lugar em prêmio nacional de cidadania digital


Projeto da EJA da Bahia conquista segundo lugar em prêmio nacional de cidadania digital
Projeto da EJA da Bahia conquista segundo lugar em prêmio nacional de cidadania digital

Foto: Divulgação/Safernet Brasil

O projeto desenvolvido com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, conquistou o segundo lugar no Prêmio Cidadania Digital em Ação 2025. O resultado foi divulgado, nesta terça-feira (10), pela SaferNet Brasil, organização que atua na promoção do uso seguro e responsável da internet, em alusão ao Dia da Internet Segura.

A iniciativa foi construída a partir da realidade dos educandos da EJA, com metodologias participativas que integraram educação digital, território, identidade e inclusão. Ao longo do processo, os estudantes produziram jogos educativos físicos e digitais e um livro baseado em memórias e saberes ancestrais da comunidade para fortalecer o letramento digital, a autonomia e o sentimento de pertencimento.

O projeto evidenciou o papel da EJA como espaço de aprendizagem significativa e transformação social na rede estadual da Bahia. “Esta conquista mostra que nossos estudantes do campo, quilombolas e trabalhadores são capazes de aprender, criar e ocupar os espaços digitais com consciência crítica, provando que a Educação de Jovens e Adultos é um território de possibilidades, recomeços e sonhos”, afirma a professora Tatiana Santos Oliveira.

O primeiro lugar da premiação ficou com o professor Tiago Nunes Severino, de Minas Gerais, com o projeto “Fotonovelas”, e o terceiro foi alcançado por uma professora baiana da rede municipal, com a produção de vídeos.

Fonte: Ascom/SEC