Profissionais da Polícia Militar são capacitados em curso de Comunicação pioneiro no Brasil


Profissionais da Polícia Militar são capacitados em curso de Comunicação pioneiro no Brasil
Profissionais da Polícia Militar são capacitados em curso de Comunicação pioneiro no Brasil

Com uma abordagem inovadora que promove o domínio de técnicas avançadas de comunicação estratégica, 60 alunos das forças de segurança e defesa civil concluíram nesta sexta-feira (3), o Curso de Comunicação Operativa (COMOP), coordenado pelo coronel do Exército Brasileiro, Márcio Walker, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no CAB.

O curso é pioneiro no país e as duas turmas formadas por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), profissionais da SSP, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e assessores de comunicação foram as primeiras a receber a capacitação. Somente da Polícia Militar, formaram-se 20 oficiais que fazem parte do quadro de Comunicação Social e duas funcionárias civis, assessoras de comunicação da instituição.

A Comunicação Operativa é uma iniciativa estratégica, de integração de forças, concebida para atender às demandas contemporâneas da segurança pública e defesa civil no Brasil.

“Trouxe para vocês uma experiência de mais de 20 anos trabalhando nessa área, transformada num curso com uma vasta quantidade de conhecimento com a utilização de muitos trabalhos práticos. Comunicação é muito mais do que informar um evento que ocorreu, nós temos que entregar a verdade da segurança pública com eixos importantes a serem cultivados como a aproximação com a sociedade, e, principalmente, a superioridade da informação. Essa iniciativa do Estado da Bahia é fundamental para reconstruir um pensamento cultural de transformação”, ressaltou o coordenador, idealizador e professor do curso, coronel Walker.

Estiveram presentes na solenidade de formatura o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, o superintendente de Inteligência, Rogério Dourado, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio, o diretor do Departamento de Comunicação da PM, coronel André Carvalho, entre outras autoridades civis e militares.

Fonte: DCS/PMBA