
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) oficializou, nesta segunda-feira (5), a posse das professoras Adriana Marmori e Dayse Lago como reitora e vice-reitora da UNEB para o quadriênio 2026–2029. A cerimônia foi realizada na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a assinatura do ato pelo governador Jerônimo Rodrigues, consolidando a escolha feita pela comunidade acadêmica da instituição.
Ao formalizar a posse, o governador destacou a legitimidade do processo eleitoral e o papel estratégico da universidade para o desenvolvimento do Estado. “Este ato reconhece a decisão democrática da universidade e reafirma a importância da UNEB como instrumento de transformação, inclusão e desenvolvimento da Bahia. Desta forma, fortalecemos o ensino público e o acesso ao conhecimento”, afirmou.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou a dimensão social e territorial da UNEB e a continuidade do projeto institucional. “A recondução de Adriana e Dayse fortalece um projeto de educação inclusivo, conectado à Educação Básica e à formação de professores, presente nos 27 territórios de identidade”, declarou.
Em seu pronunciamento, a reitora Adriana Marmori destacou a expressiva votação que garantiu o novo mandato e o caráter coletivo da gestão. “Chegamos a este momento com 93,68% dos votos válidos, fruto de um projeto construído por mais de 40 mil pessoas que fazem a UNEB e acreditam em uma universidade comprometida com a democracia, o desenvolvimento do Estado e a transformação social”, afirmou.
Representando o corpo discente, o estudante indígena Diego Silva enfatizou a confiança dos alunos na gestão reconduzida. “A reeleição de Adriana e Dayse expressa um diálogo verdadeiro com os estudantes e o fortalecimento de uma universidade que acolhe a diversidade e reconhece os povos indígenas”, disse. Ao encerrar a solenidade, a vice-reitora Dayse Lago reforçou que o novo ciclo será guiado pela união, equidade e defesa da universidade pública baiana.
Também participaram da cerimônia a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes; o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; e o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da Secretaria da Educação da Bahia, José Bites; além de autoridades políticas, servidores, docentes e estudantes da UNEB.
Fonte: Ascom/SEC




















Comentários