Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba abre temporada de verão com ensaio do Cortejo Afro


Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba abre temporada de verão com ensaio do Cortejo Afro
Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba abre temporada de verão com ensaio do Cortejo Afro

Foto: Fernando Barbosa/IPAC

A Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, inicia nesta segunda-feira (5) sua programação especial de Verão com o ensaio do Cortejo Afro, a partir das 21h. Um dos eventos mais aguardados da estação, o ensaio contará com participações especiais do cantor Jau e do pernambucano Otto, promovendo o encontro de diferentes linguagens e estilos musicais.

Reconhecido pela forte identidade estética e musical, o Cortejo Afro apresenta um espetáculo que une música, dança e performance, em diálogo entre a ancestralidade africana e a contemporaneidade. O repertório reúne canções autorais consagradas, como “Ageumbó”, “Meu Barco Vai” e “Eu Sou Preto”, além de releituras de sucessos da música nacional, sempre com a marca percussiva e afro-inovadora do grupo. A sonoridade resulta da fusão de ritmos africanos, batidas eletrônicas e influências da música latina, do pop e da MPB.

Realizados tradicionalmente às segundas-feiras, os ensaios do Cortejo Afro funcionam como uma prévia do Carnaval. “Os ensaios são fundamentais para a conexão com o nosso público e para apresentar o que estamos construindo para o Carnaval. A presença de artistas convidados também contribui muito para isso”, destaca Alberto Pitta, criador e diretor do Cortejo Afro. Em 2026, pela primeira vez, o bloco homenageará um país africano: o Benin, na África Ocidental, cuja história tem profunda relação com a formação cultural do Brasil.

Terça da Benção do Olodum e outras atrações
A Praça das Artes será palco ainda dos ensaios de outros importantes blocos afro e atrações musicais. Nesta terça-feira (6), às 19h, o Olodum realiza a primeira Terça da Benção do ano, marcando a abertura oficial dos ensaios do Verão 2026. Até o Carnaval, baianos e turistas têm encontro garantido todas as terças-feiras com a batida do samba-reggae, reconhecida internacionalmente.

A programação da semana inclui ainda o Ensaio do Cheiro de Amor, na quarta-feira (7), às 19h, com participações especiais. Na sexta-feira (9), também às 19h, acontece o projeto Viva o Samba, com Samba Trator e Omo Obá. Já no sábado (10), às 18h, o grupo Sampelô sobe ao palco. Outras atrações estão previstas para a segunda quinzena de janeiro, como O Kanalha (15/01), Guigui Gheto (18/01), É o Tchan (21/01) e Araketu (22/01).

Após obras de requalificação, com investimento superior a R$500 mil, a Praça das Artes recebeu mais de 100 mil pessoas em 2025, consolidando-se como um dos principais espaços de valorização e dinamização da cultura baiana no Centro Histórico de Salvador. Desde 17 de dezembro de 2025, o equipamento passou a se chamar oficialmente Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em homenagem ao criador do samba-reggae.

A programação integra as ações culturais do Verão 2026 do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), do Programa Procultura e da Secretaria de Turismo (Setur), reafirmando o espaço como território de celebração e preservação da cultura afro-brasileira.

Programação – 5 a 10 de janeiro

Segunda (5/1) – Cortejo Afro, às 21h
Terça (6/1) – Olodum, às 19h
Quarta (7/1) – Cheiro de Amor, às 19h
Sexta (9/1) – Samba Trator, às 19h
Sábado (10/1) – Sampelô, às 18h

Fonte: Ascom/IPAC