Posto de testagem de ISTs no Carnaval de Juazeiro supera marca de três mil exames


Posto de testagem de ISTs no Carnaval de Juazeiro supera marca de três mil exames
Posto de testagem de ISTs no Carnaval de Juazeiro supera marca de três mil exames

Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Com a testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ofertada durante o Carnaval de Juazeiro, realizado de 29 de janeiro a 1 de fevereiro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) busca consolidar ainda mais o conjunto das diretrizes para a eliminação da Aids e transmissão do HIV como problema de saúde pública, assim como a sífilis e hepatites B e C dentro do Programa Brasil Saudável.

No município do norte baiano, o posto de testagem montado pela Sesab superou três mil exames. Dos 3.178 testes realizados, 40 foram positivos, representando 1,25% do total. Foram 36 reagentes para sífilis, um para hepatite B e outros três para hepatite C.

A iniciativa da Sesab, que fez parte do pacote de medidas do Governo do Estado para o verão 2026, que conta com investimento superior a R$ 14 milhões em ações de saúde, teve boa aceitação do público que aproveitou para cuidar da saúde.

De acordo com Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, esta não é uma ação isolada. Ela aponta que ampliar e qualificar a oferta de diagnóstico e estratégias de vinculação relacionadas ao HIV e à Aids em todo o território priorizando as populações em situação de maior vulnerabilidade é um dos objetivos das Diretrizes para a Eliminação da Aids e da Transmissão do HIV como Problemas de Saúde Pública na Bahia.

“Reforça-se a importância de políticas públicas integradas, que combinem promoção de direitos básicos e cidadania, ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e redução das iniquidades sociais, do estigma e da discriminação para o alcance das metas estabelecidas”, pontua.

Durante o carnaval, em Salvador, a Sesab montará dois postos de testagem durante o carnaval, um na Barra, na Avenida Centenário, e outro em Ondina, na Avenida Milton Santos. No interior, serão montados postos em Porto Seguro e em Brumado.

Prevenção

Além das testagens, foram distribuídos preservativos. “Buscamos que aqueles que o teste tenha sido negativo, permaneçam nesta condição e por isso a importância da distribuição dos preservativos e também o aconselhamento”, afirmou a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Rívia Barros.

Fonte: Ascom/Sesab