
Os editais Quilombos da Bahia e Povos Indígenas da Bahia, voltados à implantação de projetos de inclusão produtiva, foram tema do Podcast Agricultura Familiar, realizado nesta terça-feira (27), com transmissão ao vivo pelo canal CARBahia, no YouTube. As inscrições seguem abertas até 11 de fevereiro de 2026.
A iniciativa é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia que Produz e Alimenta, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O objetivo é promover a sustentabilidade e gerar impactos positivos e duradouros no meio rural, contribuindo para a melhoria da renda, a geração de oportunidades de trabalho e o aumento da qualidade de vida das famílias beneficiadas.
O episódio está disponível na íntegra no canal oficial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) no YouTube – CARBahia, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZjWM9II-tnA.
A edição contou com a participação do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro; do coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes; e das convidadas Patrícia Pataxó Hãhãhãe, gestora da Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SPPI), vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); e Míriam Feliciano de Barros, liderança do Quilombo Vila Guaxinim.
As inscrições devem ser realizadas pelo link data.car.ba.gov.br/smi. Os editais irão selecionar 35 projetos de povos indígenas e 35 projetos de comunidades quilombolas, com investimentos superiores a R$ 24 milhões. A ação integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar os investimentos destinados à agricultura familiar e a outras populações tradicionais do campo.
Serão selecionadas organizações produtivas, como associações, cooperativas ou centrais, integradas e geridas por populações quilombolas e indígenas, interessadas em implantar ou ampliar projetos produtivos que promovam a dinamização econômica em seus territórios.
Jeandro Ribeiro destacou que a Bahia prioriza políticas públicas voltadas para quem mais precisa. Segundo ele, os editais específicos para povos indígenas e comunidades quilombolas, que não são os primeiros lançados pelo Estado, fazem parte de uma decisão acertada do Governo. “Quase 200 associações ou cooperativas de povos e comunidades tradicionais acessaram editais nos últimos anos, em projetos de inclusão socioprodutiva que, aliados a outras ações executadas pela CAR, vêm transformando a vida dessas populações”, afirmou.
Míriam Feliciano de Barros destacou a importância das políticas públicas na transformação da realidade das comunidades, com investimentos tanto na educação, especialmente no ensino superior, quanto em projetos socioprodutivos que geram desenvolvimento local.
“Podemos ver o quanto os grupos produtivos têm se desenvolvido por meio dessas ações do Governo do Estado, via CAR, especialmente a partir da participação nesses editais”, ressaltou.
Já Patrícia Pataxó Hãhãhãe afirmou que o podcast foi uma oportunidade não apenas de divulgar o edital, mas também de apresentar os investimentos realizados pelo Governo do Estado para os povos indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, que historicamente viveram à margem da sociedade e que hoje são prioridade. “Esses investimentos, realizados por meio do projeto Bahia que Produz e Alimenta, são muito importantes e vêm para alavancar e garantir autonomia aos nossos povos, às nossas mulheres e aos nossos jovens”, destacou.
Sobre as inscrições
As Manifestações de Interesse deverão ser enviadas exclusivamente pelo site da CAR (www.ba.gov.br/car) até o dia 11 de fevereiro de 2026. A divulgação do resultado final está prevista para 14 de abril de 2026, após as etapas de análise das propostas, realização de visitas técnicas, classificação e apresentação de recursos.
Os investimentos contemplam apoio técnico e financeiro às organizações selecionadas, com foco na garantia da segurança alimentar, na promoção da inclusão produtiva, na agregação de valor à produção e, consequentemente, no aumento da renda e na melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.
Os esclarecimentos sobre o Edital de Chamamento Público podem ser obtidos nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), presentes em todos os Territórios de Identidade, na sede da CAR, em Salvador, pelo e-mail [email protected], pelo telefone (71) 3115-3941 ou pelo WhatsApp (71) 98312-2626.
Texto: Ascom CAR




















Comentários