Plataforma baiana celebra Dia Internacional do Voluntariado


Plataforma baiana celebra Dia Internacional do Voluntariado
Plataforma baiana celebra Dia Internacional do Voluntariado

Foto: Emília Valente/Saebá

Nesta sexta-feira (5), organizações do mundo inteiro comemoram o Dia Internacional do Voluntariado, instituído em 1985 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reconhecer formalmente o trabalho de milhões de voluntários em todo o mundo Na Bahia, a data ganha importância especial para os quase 30 mil voluntários que participam do Programa Bahia. Estado Voluntário.

Criado a partir do Decreto Estadual no19.262/19, o projeto Bahia. Estado Voluntário é uma iniciativa do governo baiano que visa aproximar cidadãos interessados em ajudar, de instituições que necessitam de apoio.  A conexão é feita por meio de uma plataforma digital onde os cidadãos que desejam ceder seu tempo e força de trabalho têm a oportunidade de entrar em contato com projetos e organizações sociais em busca de solidariedade.

Atualmente, o programa já conta com mais de 3 mil projetos e 315 campanhas em áreas tão diferentes quanto educação cultura, esporte, saúde, lazer, entretenimento e economia solidária. “A iniciativa fomenta a prática do voluntariado na Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social, com sustentabilidade, qualidade de vida e redução de desigualdades”  explica a coordenadora do programa,  Kátia Camillo.

Como participar 
Os interessados em participar do programa podem se cadastro no site www.estadovoluntario.ba.gov.br, informando a área na qual gostaria de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário. Já as instituições cadastram no site seus projetos que necessitam de voluntários. Além dos órgãos de governo, podem inscrever projetos entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs, filantrópicas e do terceiro setor.

Realização da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), o projeto Bahia. Estado Voluntário está alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), ao fomentar a prática do voluntariado.

Fonte: Ascom/Saeb