
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na terça-feira (20), o resgate de um macho juvenil de onça-parda (Puma concolor) no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A ação contou com o apoio das equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e do veterinário que atua no Parque Vida Cerrado.
O animal foi encontrado dentro de uma residência, após ser avistado por uma moradora, que acionou imediatamente os órgãos competentes. Para garantir a segurança da população, do animal e das equipes envolvidas, o resgate foi realizado por meio de contenção química, com o uso de dardos anestésicos, procedimento conduzido por médicos veterinários no local.
O coordenador de fauna do Inema, Vinícius Dantas reforçou que o resgate foi conduzido com todo o cuidado técnico necessário, priorizando a segurança das pessoas e o bem-estar da onça-parda. “A avaliação no CETAS é essencial para entendermos as condições de saúde do animal e definirmos a melhor destinação, sempre respeitando os critérios ambientais e de conservação da espécie”.
Após a captura, a onça-parda está sob os cuidados do Inema, em Barreiras, onde passará por avaliação veterinária completa, etapa fundamental para atestar sua sanidade e definir a destinação mais adequada, incluindo a possibilidade de soltura em área apropriada.
Além do Corpo de Bombeiros, a ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que atuou seguindo todos os protocolos de segurança necessários para proteger a população e garantir o bem-estar do animal.
Disque Resgate
Ao encontrar um animal silvestre ferido, fora de seu habitat natural, ou para realizar a entrega voluntária, a população deve acionar imediatamente o CETAS por meio do WhatsApp (71) 99661-3998.
Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, garantindo condições adequadas para sua reintegração ao meio ambiente.
Fonte: Ascom/Inema




















Comentários