Odun Cia de Dança da Escola de Dança da Funceb estreia MadáGugu, espetáculo inspirado no universo de Carlinhos Brown


Odun Cia de Dança da Escola de Dança da Funceb estreia MadáGugu, espetáculo inspirado no universo de Carlinhos Brown
Odun Cia de Dança da Escola de Dança da Funceb estreia MadáGugu, espetáculo inspirado no universo de Carlinhos Brown

Foto: Felipe Martins/Ascom Funceb

O som, a palavra e o corpo se reinventam em MadáGugu, espetáculo que marca a estreia da Odun Companhia de Dança, iniciativa da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb). A obra será apresentada nos dias 15 e 16 de dezembro (segunda e terça-feira), às 19h, no Cine Teatro 2 de Julho, na Federação, em Salvador. No dia 15, a sessão será exclusiva para convidados; dia 16 será aberta ao público com ingressos a R$ 10, vendidos no local.

Criado pelos coreógrafos Guego Anunciação e Neemias Santana, o espetáculo nasce do encontro com o universo sonoro e visual de Carlinhos Brown. Não se trata de biografia, mas de fabulação: uma Bahia imaginada, entre o chão e o sonho, onde a dança se torna ritual e celebração.

“MadáGugu tem Brown como inspiração para criação cênica, e não como um personagem fixado. O vasto repertório sonoro e visual do artista nos fez olhar para as nossas referências e as referências do próprio Brown, e foi a partir daí que o espetáculo foi gerado”, explicou Guego Anunciação, partindo da força criativa presente na obra sem buscar representá-lo diretamente.

A diretora do Centro de Formação em Artes (CFA), Nildinha Fonsêca, reforça a importância do projeto no campo da formação artística. “A criação da Companhia é um passo histórico para a valorização da formação em dança na Bahia. Fortalece a permanência de estudantes e egressos, oferecendo incentivo financeiro e, sobretudo, um espaço de criação, pesquisa e afirmação de identidades”.

Para a coordenadora do curso profissional, Ágatha Simas, a Odun representa a conquista de um elo há muito necessário. “A Companhia preenche uma lacuna histórica entre formação e atuação profissional. Ao criar um espaço de experimentação continuada, damos aos estudantes e egressos condições reais de se manterem em cena, com dignidade e suporte”.

MadáGugu é uma onomatopeia associada ao balbucio de bebês. Para a companhia, ela virou um jogo entre a língua do outro e a que cada um fala. É pensar a coletividade como força que só existe por causa das singularidades. Na trilha, músicas de Brown aparecem sampleadas, repaginadas e reeditadas, criando um território sonoro próprio.

Sobre a Odun Companhia de Dança

A Odun Companhia de Dança amplia a vivência cênica de estudantes e egressos certificados da Escola de Dança da Funceb. São 32 bolsistas, selecionados via edital público com base na Lei Federal nº 14.903/2024 e no Decreto nº 11.453/2023, que regulamentam o regime próprio de fomento à cultura.

Com ensaios diários e acompanhamento pedagógico especializado, a Companhia funciona como laboratório vivo de criação, formando repertório e estimulando a profissionalização em dança.
Serviço
MadáGugu – Espetáculo de estreia da Odun Companhia de Dança da Escola de Dança da Funceb
Quando: 15 de dezembro (exclusiva para convidados); 16 de dezembro (aberta ao público), às 19h
Onde: Cine Teatro 2 de Julho – Federação, em Salvador
Quanto: R$ 10 (vendas no local no dia do evento)

Fonte: Ascom/Funceb