Modernização de feira livre e nova unidade de mandioca fortalecem a agricultura familiar em Fátima


Modernização de feira livre e nova unidade de mandioca fortalecem a agricultura familiar em Fátima
Modernização de feira livre e nova unidade de mandioca fortalecem a agricultura familiar em Fátima

Foto: Rafael Barreto/Ascom CAR

Agricultores e agricultoras familiares de Fátima, no território da Bacia do Jacuípe, contam agora com novos equipamentos para fortalecer a produção e ampliar a comercialização dos produtos da agricultura familiar. A entrega da modernização da feira livre na sede do município e da nova agroindústria familiar de mandioca, localizada na comunidade de Araçás, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no último sábado (4), marca um novo momento para a produção rural local, garantindo mais renda às famílias agricultoras e mais alimentos saudáveis na mesa da população.

Com a nova cobertura metálica instalada pelo Governo do Estado, a feira livre ganhou um espaço mais confortável e estruturado. O agricultor familiar Antônio dos Santos, conhecido como Léo do Montenegro, celebrou a melhoria. “Facilitou muito o nosso trabalho, porque agora temos bancadas novas e uma estrutura que nos protege do sol e da chuva.” Além da cobertura, o local recebeu 50 novas bancadas, oferecendo mais conforto e segurança para feirantes e consumidores.

Comunidade Araçás

Na zona rural, a transformação acontece com a inauguração da nova unidade de beneficiamento de mandioca, gerida pelo grupo de mulheres do Centro Comunitário Unidos de Araçás. A agricultora familiar Rosália Souza destacou o impacto do novo espaço. “Antes, o espaço era muito pequeno para as 11 mulheres do grupo trabalharem. Agora, a agroindústria tem uma área maior, que nos permite trabalhar com mais dignidade e produzir nossos biscoitos e sequilhos para a população e para a alimentação escolar.”

A comunidade também foi contemplada com um trator com implementos agrícolas, fruto de emenda parlamentar, que vai dinamizar a produção no campo e fortalecer ainda mais a agricultura familiar local.

Fonte: Ascom/CAR