Maternidade Regional de Camaçari comemora três anos com mais de 12 mil partos realizados


Maternidade Regional de Camaçari comemora três anos com mais de 12 mil partos realizados
Maternidade Regional de Camaçari comemora três anos com mais de 12 mil partos realizados

Foto: Jamile Amine- Ascom/Sesab

A Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), completou três anos de funcionamento, se consolidando como referência para gestantes de Camaçari e outros cinco municípios da Região Metropolitana de Salvador. Desde a inauguração, em 2022, a unidade realizou mais de 12 mil partos e prestou atendimento a mais de 40 mil mulheres, reforçando seu papel essencial no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

Com estrutura moderna e equipada, a maternidade dispõe de 107 leitos, que contemplam desde casos de risco habitual até gestação de alto risco. São 56 leitos de obstetrícia, 8 para gestação de alto risco e outros dedicados à neonatologia, cirurgia ginecológica e mamoplastia reparadora. A estrutura inclui UTI neonatal e unidades de cuidados intermediários (UCI), entre elas o modelo Canguru, que favorece o contato entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo afetivo e o desenvolvimento dos recém-nascidos.

Além da assistência ao parto, a MRC oferece serviços especializados, como atendimento a mulheres e crianças em situação de violência sexual e o ambulatório de luto perinatal, reafirmando seu compromisso com o cuidado integral à saúde das mulheres, pessoas gestantes e famílias.

Para Eduardo Santos, diretor da unidade, o aniversário da maternidade simboliza avanços importantes para a região. “Celebrar os três anos da Maternidade Regional de Camaçari é reafirmar nosso compromisso com o SUS, ofertando um serviço seguro, acolhedor e de qualidade para mulheres da região. Construímos um espaço que transforma a experiência do nascimento, unindo competência técnica e práticas humanizadas, além de ofertar cuidados como mamoplastia não estética e cirurgias ginecológicas”, afirma.

Atualmente, a maternidade conta com 472 trabalhadores contratados pela Fesf-SUS, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais. Mais da metade desse quadro é formada por moradores de Camaçari, fortalecendo a relação com a comunidade e impulsionando a economia local.