Marcas históricas do turismo baiano são celebradas na Lavagem do Bonfim


Marcas históricas do turismo baiano são celebradas na Lavagem do Bonfim
Marcas históricas do turismo baiano são celebradas na Lavagem do Bonfim

Foto: Tiago Queiroz/Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) reuniu na Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), na Cidade Baixa, em Salvador, dirigentes do trade turístico, empresários, servidores e colaboradores da pasta. Eles seguiram o tradicional cortejo no bloco Agô Bonfim, uma manifestação pela valorização do sincretismo religioso baiano, embalada pela percussão do bloco afro Muzenza, com baianas típicas carregando jarros cheios de flores e água de cheiro. 
Durante o trajeto, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Colina Sagrada, o grupo também celebrou a posição da Bahia como líder do turismo nacional e recordista na atração de visitantes estrangeiros, resultados do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, com a contribuição de parceiros. 
“A Festa do Bonfim é a representação da força religiosa e cultural da Bahia, que tanto encanta os visitantes. Viemos agradecer pelas conquistas que o turismo baiano alcançou em 2025, registrando marcas históricas, e pedir proteção para seguirmos firmes em 2026, com o objetivo de avançarmos ainda mais”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turistas elogiaram a experiência de participar da festa. “É a minha primeira vez na Lavagem do Bonfim e estou adorando. Eu planejava essa viagem há bastante tempo. Acho muito interessante a mistura religiosa e a diversidade de grupos presentes. Encontrei um ambiente seguro e acolhedor”, relatou a professora mineira Sara Begname.
“Estou gostando muito, principalmente, da parte sagrada. Já acompanhei os ritos religiosos e agora estou vivenciando as celebrações culturais que acontecem dentro da festa, nessa junção de sagrado e profano. As pessoas levam a parte religiosa muito a sério, mas também sabem aproveitar e curtir o momento”, completou o odontólogo paulista Douglas Santos. 
A Setur-BA garantiu apoio institucional à programação da festa religiosa, com o novenário iniciado no dia 8 de janeiro. Nesta sexta-feira (16), às 19h, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, será celebrada a Missa do Turismo e da Cultura. No sábado (17), acontece a última novena, para o encerramento das comemorações, no domingo (18), com Missa Solene e Procissão dos Três Pedidos, na Colina Sagrada. 
Fonte: Ascom/Setur-BA