
A estudante da rede estadual de ensino da Bahia, Thayla Gomes, de 15 anos, começou o ano de 2026 com duas conquistas de destaque no judô. A atleta venceu a Copa Bahia Open de Judô 2026, disputada neste final de semana, em Salvador, na categoria Cadete até 40 kg. Antes, ficou com a medalha de bronze no Troféu Cadetes de Judô 2026, realizado no início do mês, em Brasília. Aluna do Colégio Estadual de Tempo Integral Faraildes Santos, em Jequié, ela se destacou em competições que integram o calendário nacional e estadual da modalidade.
A trajetória esportiva de Thayla já reúne resultados expressivos no cenário internacional. Em 2025, a judoca foi vice-campeã sul-americana, em Assunção, no Paraguai, consolidando seu nome como um dos mais promissores do judô brasileiro em sua categoria. “O judô me ajudou a vencer a ansiedade, melhorar a concentração e ter mais foco também nos estudos. Antes, eu me sentia sem rumo. Hoje, tenho objetivos claros”, comentou a estudante sobre o impacto do esporte em sua vida pessoal e acadêmica.
A formação esportiva da atleta acontece por meio do Projeto Judô em Ação, do qual participa desde os 11 anos, aliada ao apoio permanente da escola para a conciliação entre estudos e rotina de treinos. No Colégio Estadual de Tempo Integral Faraildes Santos, Thayla conta com compreensão pedagógica, organização de horários e incentivo contínuo, elementos que garantem equilíbrio entre o desempenho escolar e o desenvolvimento esportivo. “O apoio que recebo da escola faz toda a diferença, porque consigo estudar com tranquilidade e seguir treinando com responsabilidade”.
Crescimento pessoal e educacional
O reconhecimento também é compartilhado pela gestão da unidade escolar. O diretor do colégio, Lucas Flávio, ressaltou o comprometimento da estudante com a formação integral. “Thayla apresenta excelente desempenho acadêmico, mantém uma relação harmoniosa com a comunidade escolar e demonstra muita disciplina. A prática esportiva fortalece valores importantes e contribui diretamente para o seu crescimento pessoal e educacional”.
Com o bronze conquistado em Brasília, Thayla Gomes passou a figurar entre as quatro melhores judocas do Brasil em sua categoria na primeira competição nacional de 2026. As duas disputas também contribuíram para a soma de pontos no ranking e a classificação no Brasileiro Regional, que será realizado em Minas Gerais e reunirá atletas das cinco regiões do país, reforçando como o apoio da rede estadual potencializa trajetórias de sucesso dentro e fora da sala de aula.
Fonte: Ascom/SEC




















Comentários