A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, participou, nesta quinta-feira (9), da inauguração da primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil, localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente mundial da BYD, Wang Chuanfu, além dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, deputados federais, estaduais e autoridades.
Com um investimento de R$ 5,6 bilhões, o novo complexo industrial marca um momento histórico para a Bahia. Construída do zero em uma área que antes abrigava a Ford, a unidade da BYD simboliza a retomada da força industrial do Estado e o início de uma nova era de inovação, sustentabilidade e geração de empregos.
Durante a cerimônia, Ivana Bastos destacou o significado do empreendimento para o futuro da Bahia e do país. “A Bahia volta a ser referência em desenvolvimento e inovação. É motivo de grande orgulho ver o nosso estado sediar o maior investimento em mobilidade elétrica do Brasil. A chegada da BYD representa um novo tempo de oportunidades, tecnologia e respeito ao meio ambiente”, afirmou a presidente da ALBA.
A deputada também ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual e federal para transformar o sonho em realidade. “Esse resultado é fruto de uma gestão firme no trabalho. A união de esforços entre o Governo do Estado, o presidente Lula e a iniciativa privada faz da Bahia um exemplo de como investir com propósito: gerar empregos, renda e esperança. A ALBA celebra iniciativas que promovam crescimento, sustentabilidade e qualidade de vida”, destacou Ivana Bastos.
O complexo da BYD em Camaçari ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol, e abrigará três unidades industriais: uma voltada à produção de carros elétricos e híbridos, outra de caminhões e chassis para ônibus, e uma terceira para o processamento de insumos de baterias, como lítio e ferro fosfato.
A produção será iniciada pelo BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do país, seguido dos modelos híbridos Song Pro e King. A expectativa é de que o polo industrial gere até 20 mil empregos diretos e indiretos, e produzam 600 mil carros por ano, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.
Além da presidente Ivana Bastos, estiveram presentes ao evento de inauguração da BYD os deputados estaduais Alex Piatã (PSD), Angelo Coronel Filho (PSD), Bobô (PC do B), Cláudia Oliveira (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Júnior Muniz (PT), Luciano Araújo (SD), Marcelino Galo (PT), Marcinho Oliveira, Marcone Amaral (PSD), Maria del Carmen (PT), Marquinho Viana (PV), Matheus Ferreira (MDB), Niltinho (PP), Patrick Lopes (Avante), Raimundinho da JR (PL), Ricardo Rodrigues (PSD), Robinson Almeida (PT), Rosemberg Pinto (PT), além dos parlamentares licenciados Angelo Almeida (PSB), Jusmari Oliveira (PSD), Neusa Cadore (PT) e Osni Cardoso (PT).
Comentários