Hospital Ortopédico do Estado da Bahia implementa telemedicina para pacientes do SUS


Hospital Ortopédico do Estado da Bahia implementa telemedicina para pacientes do SUS
Hospital Ortopédico do Estado da Bahia implementa telemedicina para pacientes do SUS

Foto: Divulgação

Uma consulta médica sem sair de casa, usando apenas o celular, o tablet ou o computador. Pensando em oferecer mais conforto e acessibilidade aos pacientes, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) — unidade 100% SUS, administrada pelo Einstein Hospital Israelita — já utiliza os recursos da telemedicina para atendimentos de retorno e revisão de procedimentos ortopédicos.

O principal objetivo da iniciativa é aproximar a população dos especialistas, evitando viagens e a necessidade de sair do município de origem. Em apenas três meses de implantação, o projeto já resultou na economia de mais de 20 mil quilômetros em deslocamentos pelos pacientes. Além de facilitar o acesso aos cuidados médicos, a ação também contribui para reduzir o número de pessoas que interrompem o tratamento por causa da distância ou de dificuldades de locomoção.

Além de facilitar o contato entre médico e paciente, a telemedicina integra informações clínicas, exames e dados de evolução em um sistema seguro e ágil. Essa conexão permite monitorar o tratamento e realizar análises de resultados de forma rápida e eficaz.

“A telemedicina representa um avanço importante dentro do SUS, pois amplia o acesso à assistência especializada e otimiza os recursos do sistema público. Com a tecnologia, conseguimos garantir que o paciente continue sendo acompanhado com qualidade, sem precisar se deslocar por longas distâncias para revisões e retornos”, destaca Roger Monteiro, diretor do HOEB.

As teleconsultas são realizadas de forma simples e humanizada, conectando médico e paciente em tempo real. Durante o atendimento, o paciente pode relatar sintomas, tirar dúvidas e receber orientações diretamente do especialista, que conduz a consulta como faria presencialmente. Caso necessário, o profissional pode solicitar exames complementares, prescrever medicamentos ou ajustar o tratamento — tudo de maneira digital e segura.

Segundo o Erenaldo Júnior, ortopedista do HOEB, a ferramenta mantém a qualidade do cuidado e traz agilidade ao sistema. “A teleconsulta traz benefícios para todas as partes envolvidas. O paciente é atendido mais rapidamente, o médico consegue otimizar o tempo e ampliar o número de atendimentos, e o serviço de saúde reduz a sobrecarga nas unidades presenciais. É uma ferramenta que melhora o fluxo de atendimento e torna o cuidado mais resolutivo”.

O serviço reforça o compromisso do Einstein, em conjunto com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em promover qualidade, segurança e eficiência na saúde pública, tornando o hospital uma das primeiras unidades da rede estadual a adotar a telemedicina como parte do acompanhamento assistencial em ortopedia.

Einstein como pioneiro em telemedicina no Brasil

Pioneira no Brasil, a Telemedicina do Einstein foi criada em 2012 e cresceu exponencialmente durante a pandemia de covid-19, transformando-se em uma plataforma de referência em acesso, qualidade e evolução tecnológica. A Telemedicina contribui também para o propósito da organização de oferecer equidade em saúde ao alcançar brasileiros em regiões de difícil acesso e com carência de médicos especialistas.