
O Governo do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (8), em Ribeira do Pombal, um encontro com prefeitos e gestores públicos do Nordeste baiano para apresentar o Projeto Centrais das Águas da Bahia, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão dos sistemas rurais de abastecimento e à ampliação do acesso à água tratada nas comunidades rurais da Bahia. A ação é conduzida pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O evento, promovido na Câmara Municipal, reuniu representantes dos territórios do Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte Agreste Baiano, e teve como objetivo detalhar o modelo de gestão multicomunitária das Centrais das Águas, destacando os benefícios sociais, sanitários e econômicos que o projeto proporciona às populações rurais.
Inspirado em experiências pioneiras implementadas na Bahia em 1995, o projeto busca profissionalizar a gestão comunitária da água, assegurando um fornecimento contínuo e de qualidade, maior durabilidade dos equipamentos, fortalecimento das associações locais e redução das doenças de veiculação hídrica.
Atualmente, três Centrais já estão em funcionamento em Seabra, Jacobina e Caetité, beneficiando milhares de famílias. A expansão do projeto prevê a implantação de novas Centrais em Ribeira do Pombal, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
Integrado ao programa Bahia que Produz e Alimenta, no eixo de abastecimento de água em comunidades rurais e com cofinanciamento do Banco Mundial, o projeto é executado de forma conjunta. A CERB responde pela construção e implantação dos sistemas, enquanto a CAR é responsável pela estruturação das Centrais e pela articulação com as associações comunitárias, assegurando uma gestão compartilhada, participativa e sustentável.
“As Centrais das Águas permitem que as comunidades participem ativamente da gestão dos sistemas, garantindo água de qualidade, mais eficiência e autonomia local. A ampliação desse modelo para novos municípios representa um avanço importante para as comunidades rurais da Bahia”, destacou a diretora de saneamento da Cerb e coordenadora do componente Água no âmbito do projeto,Talita Câmara.
Titular da Gerência do Programa Centrais das Águas (GECEN), Andrevan Sant’Anna ressaltou a relevância do encontro e da ampliação do projeto: “Este evento é fundamental para apresentar aos gestores municipais como as Centrais podem ampliar a gestão comunitária da água, promovendo tratamento adequado, autonomia das associações locais e o desenvolvimento das comunidades. A GECEN atua lado a lado com cada Central, oferecendo suporte técnico e monitoramento contínuo, fortalecendo esse modelo de gestão participativa e sustentável”, afirmou.
Durante o encontro, os prefeitos também conheceram os aspectos técnicos, cronogramas e critérios de adesão ao projeto, reforçando o papel estratégico da cooperação entre Cerb, CAR e associações comunitárias na ampliação do acesso à água tratada e no fortalecimento da gestão pública e social da água no estado.
Fonte: Ascom/Cerb
Comentários