Governo do Estado apresenta Projeto Centrais das Águas da Bahia em Ribeira do Pombal


Governo do Estado apresenta Projeto Centrais das Águas da Bahia em Ribeira do Pombal
Governo do Estado apresenta Projeto Centrais das Águas da Bahia em Ribeira do Pombal

Fotos: André Frutuôso- Ascom/CAR

Com o objetivo de fortalecer a segurança hídrica e promover o desenvolvimento rural sustentável, representantes do Governo do Estado da Bahia realizaram, nesta quarta-feira (8), uma reunião de apresentação do Projeto Centrais das Águas da Bahia, na Câmara Municipal de Ribeira do Pombal. O encontro reuniu prefeitos e gestores públicos dos territórios Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte Agreste Baiano.

A iniciativa integra o Projeto Bahia que Produz e Alimenta (BPA), no componente Abastecimento de Água nas Comunidades Rurais, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O projeto Centrais das Águas da Bahia é desenvolvido em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e conta com cofinanciamento do Banco Mundial.

Durante a reunião, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o encontro teve como propósito apresentar o projeto, alinhar informações e esclarecer dúvidas sobre as etapas de implantação das Centrais. “Esse evento representa a soma de esforços dos governos federal, estadual e municipais, trabalhando juntos pela implantação de uma iniciativa que levará água potável e de qualidade para o rural baiano. Ribeira do Pombal, Feira de Santana e Vitória da Conquista serão as sedes dessas novas Centrais”, ressaltou.

O Projeto Centrais das Águas da Bahia tem o potencial de transformar a gestão do abastecimento de água no meio rural, e chega para consolidar e expandir o modelo multicomunitário de saneamento, reconhecido nacional e internacionalmente por garantir maior eficiência, sustentabilidade e participação comunitária.

CERB e CISAN destacam importância da iniciativa

A diretora de Saneamento da CERB e coordenadora do componente Água no âmbito do BPA, Talita Câmara, reforçou que o projeto chega para assegurar segurança hídrica e saneamento rural. “Estou muito feliz de estar aqui, promovendo o Projeto Centrais das Águas. Essa iniciativa busca a universalização do saneamento, alinhada ao marco legal que regula o setor no Brasil. Acreditamos que esse modelo tem total capacidade de se expandir por toda a Bahia, garantindo o acesso à água e ao saneamento rural de forma sustentável”, afirmou.

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (CISAN) e prefeito de Olindina, Luiz Alberto, também destacou a importância da ação para os municípios. “A expectativa é muito grande. Hoje, nós, prefeitos, enfrentamos grandes dificuldades com a distribuição individualizada da água. O modelo das Centrais chega como uma ferramenta essencial para apoiar os municípios e sensibilizar a população quanto ao consumo consciente”, avaliou.