
Com um ato político realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta quinta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado da chefe do Legislativo baiano, deputada Ivana Bastos (PSD), autorizou um pacote de obras nas áreas de educação, saúde e infraestrutura em todas as regiões do estado, com investimento total de R$ 1 bilhão. Os recursos dos 211 convênios, assinados com 135 prefeituras, serão aplicados em hospitais, unidades básicas de saúde, policlínicas, escolas, creches, pavimentação asfáltica de estradas ligando distritos, mercados e centros de abastecimento, sistema de abastecimento de água e outros equipamentos urbanos.
Promovido pela Secretaria de Relações Institucionais, comandada pelo titular da pasta, Adolpho Loyola, o ato contou com a participação de outros secretários, parlamentares estaduais e federais, gestores municipais, vereadores, lideranças políticas e assessores que lotaram o Auditório Jornalista Jorge Calmon. “Estou muito orgulhoso de fazer aqui, na Casa Legislativa, este ato de encerramento de 2025, fazendo entrega das mais diversas frentes de políticas públicas, com interiorização das ações. Quero agradecer aos deputados e à presidente Ivana, que se empenharam este ano na construção de uma Bahia melhor. Hoje eu assinei, junto a Comissão de Educação da ALBA, APLB Sindicato e Tribunal de Justiça da Bahia, a autorização para pagamento, a partir de maio de 2026, trazendo 23 mil profissionais, professores aposentados e pensionistas, para o piso salarial”, anunciou o governador.
Jerônimo Rodrigues destacou ainda que a Bahia encerra o ano como o Estado da federação que mais investiu no Brasil, superando São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O chefe do Executivo estadual lembrou que já enviou a proposta do orçamento para 2026 ao Parlamento, cabendo agora aos deputados e deputadas apreciarem e fazerem as mudanças necessárias para melhorar o documento, importante para a população. “Quando a Assembleia trabalha bem, trabalha muito, quem ganha é a Bahia, é o nosso povo”, salientou.
Em seu pronunciamento, a presidente da ALBA, Ivana Bastos, fez questão de chamar para o palco do auditório os parlamentares estaduais que, segundo ela, contribuíram para a aprovação de recursos que vão beneficiar centenas de municípios baianos. “Quero agradecer a esta bancada. Gratidão a todos vocês, sem exceção, pela parceria, pelo apoio. Na hora que eu mais precisava vocês estiveram juntos, ficaram debatendo, esta semana, projetos de lei até sete horas da manhã em uma sessão e duas horas da madrugada em outra reunião no plenário”, frisou a gestora da Casa legislativa, garantindo que na semana que vem tem mais. “Vamos estar aqui, governador, na segunda-feira para a votação do orçamento e se não conseguirmos votar o segundo turno da LOA, estaremos aqui, firmes e fortes, no dia 29 de dezembro”, assegurou a deputada.
Além do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, marcaram presença no ato político dez deputados federais de vários partidos e os seguintes deputados e deputadas estaduais: Olívia Santana (PCdoB); Fabrício Falcão (PC do B); Patrick Lopes (Avante); Marquinho Viana (PV); Bobô (PCdoB); Fabíola Mansur (PSB); Fátima Nunes (PT); Hassan (PP); Eduardo Salles (PP); Marcinho Oliveira (PRD); Antonio Henrique Júnior (PP); Eduardo Alencar (PSD); Zé Raimundo (PT); Laerte do Vando (Podemos); Rogério Andrade (MDB); Adolfo Menezes (PSD); Ricardo Rodrigues (PSD); Marcelino Galo (PT); Zó (PCdoB); Niltinho (PP); Angelo Coronel Filho (PSD); Raimundinho da JR (PL); Robinson Almeida (PT); Rosemberg Pinto (PT); Maria del Carmen (PT); Júnior Muniz (PT); Vitor Bonfim (PV); Matheus Ferreira (MDB); Vitor Azevedo (PL); Ludmilla Fiscina (PV); Roberto Carlos (PV); Alex da Piatã (PSD); Euclides Fernandes (PT); e Radiovaldo Costa (PT).




















Comentários