Governador apresenta mensagem à ALBA em sessão marcada pelo protagonismo feminino



Com a presença das mais elevadas autoridades civis e militares da Bahia e diante de um plenário lotado, o governador Jerônimo Rodrigues leu a sua mensagem ao Parlamento na solenidade de reabertura dos trabalhos da 4ª Sessão da 20ª Legislatura — quando foi interrompido por aplausos cinco vezes.

A solenidade, porém, começou uma hora antes da fala do chefe do Executivo, com a cerimônia militar realizada na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, quando a presidente Ivana Bastos passou em revista à tropa da Polícia Militar e assistiu ao desfile em reverência ao Poder Legislativo. Um momento histórico: ela foi a primeira mulher, em 192 anos, a protagonizar esse ato formal.

Depois de acompanhar o governador até o Salão Nobre, a presidente da Assembleia compôs a Mesa de Honra dos trabalhos e constituiu uma comissão de parlamentares mulheres para conduzir o chefe do Executivo e a esposa, dona Tatiana Velloso, até a sala das sessões.

A comissão foi integrada pelas deputadas Fátima Nunes, Maria del Carmen (PT), Fabíola Mansur e Soane Galvão (PSD), Olívia Santana (PCdoB), Cláudia Oliveira (PSD), Ludmilla Fiscina (PV) e Jusmari Oliveira (PSD) — licenciada, atual secretária de Desenvolvimento Urbano. O governador e a primeira-dama chegaram ao plenário às 10h40, sendo recebidos por longos aplausos.

PRONUNCIAMENTO DE IVANA

O ato formal foi iniciado com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral do Legislativo, regido pelo maestro Ângelo Rafael. Em seguida, a presidente Ivana Bastos inovou ao saudar, da tribuna, a presença do governador Jerônimo Rodrigues no Parlamento. Registrou que abria os trabalhos com “o coração marcado pela ausência do nosso colega Alan Sanches”, lembrando a lacuna aberta com a sua partida e a sua dedicação ao Legislativo. Foi longamente aplaudida.

Recebeu aplausos também ao agradecer ao esposo, Jaime César Machado Bastos, e aos demais familiares por acreditarem em seu projeto político, que impõe ausências na vida familiar.

Na sequência, frisou as circunstâncias difíceis do primeiro ano no comando do Legislativo e listou os avanços registrados no período, como o maior espaço dedicado ao trabalho das comissões, a ampliação das votações de projetos de origem parlamentar e as reformas físicas e administrativas realizadas — repartindo os resultados com todos os parlamentares e o funcionalismo.

No rápido pronunciamento, a presidente da Assembleia disse ainda que buscará uma maior aproximação do Parlamento com a sociedade, citando, nesse sentido, a inauguração do Posto do SAC da ALBA, ocorrida logo após a solenidade, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário Rodrigo Barbosa e do dirigente do SAC, Flávio Barbosa.

AGRADECIMENTOS E HOMENAGEM

O governador Jerônimo Rodrigues levou pouco menos de uma hora para ler a sua mensagem ao Legislativo — um resumo do relatório completo das atividades, distribuído aos presentes sob a forma de uma revista — e explicou que trabalhou pessoalmente no texto. De início, prestou homenagem à memória do deputado Alan Sanches, solidarizando-se com seus familiares. Destacou que, apesar de atuarem em campos políticos opostos, sempre mantiveram um relacionamento institucional respeitoso.

O governador elogiou o Parlamento estadual, agradeceu o apoio recebido com a aprovação de projetos de lei ao longo da legislatura e ressaltou a importância de uma relação equilibrada e harmônica entre os três Poderes. Agradeceu a Deus pelas dádivas recebidas, afirmou que o convívio com o Legislativo é transparente e propositivo, agradeceu em especial ao líder Rosemberg Pinto (PT) e destacou a coesão do seu grupo político, citando como exemplo o senador Otto Alencar (PSD) — que, assim como os demais integrantes da bancada baiana, estava em Brasília na reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional.

Em seguida, o chefe do Executivo fez uma detalhada prestação de contas das realizações de sua administração, secretaria por secretaria, apontando também iniciativas que serão concluídas em 2026 e projetos estruturantes de longo prazo, como a Ponte Salvador–Itaparica.

Antes do encerramento dos trabalhos em plenário, foi realizado um minuto de silêncio em memória do deputado Alan Sanches, e o Coral do Legislativo executou o Hino ao Dois de Julho. A presidente Ivana Bastos convidou, então, todos os presentes para a inauguração do Posto do SAC da Assembleia, localizado no térreo do edifício Senador Juthay Magalhães, ponto de fácil acesso para os cidadãos.

Reportagem: Paulo Bina
Edição: Divo Araújo



Fonte