Funceb promove visita guiada com curador da 10ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger


Funceb promove visita guiada com curador da 10ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Funceb promove visita guiada com curador da 10ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

Foto: Te Pinheiro

O curador da 10ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, Alexandre Romariz Sequeira, conduzirá o público pela exposição coletiva em cartaz na Galeria 5 do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, durante visita guiada na sexta-feira (13), às 15h, gratuitamente. Promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), a mostra reúne obras dos artistas contemplados após seleção de trabalhos artísticos de todo o Brasil.

“A visita guiada integra a programação pública da exposição. Será uma ótima oportunidade de conhecer o projeto expositivo através de seu autor e desfrutar dos recursos de acessibilidade presentes na mostra. Além disso, teremos a oportunidade de dialogar in loco com alguns dos artistas contemplados. A atividade é aberta à toda a comunidade interessada em conhecer um pouco mais sobre fotografia e sobre o próprio Brasil”, explica o coordenador de Artes Visuais da Funceb, Uriel Bezerra.

Sobre a atividade, o curador Alexandre Romariz Sequeira afirma que “será uma ótima oportunidade de entrar em contato com a produção das (os) artistas participantes, a partir de um encontro mais direto com as questões que nortearam a curadoria, ou seja, a ideia que conduz a concepção de uma narrativa do conjunto das obras, como também das especificidades da pesquisa de cada artista, uma vez que muitos estarão presentes”.

Sobre o curador

Nascido em Belém-PA, Alexandre Romariz Sequeira é artista visual, doutor em Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do curso de graduação em Artes e do programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de Encontros de Fotografia, Seminários e Exposições no Brasil e exterior.

Tem obras no acervo do Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA); Espaço Cultural Casa das 11 Janelas; Coleção Amazoniana; Coleção Pirelli/MASP; Museu de Arte do Rio (MAR); Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul; Museu da Fotografia/CE; Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABAC) e Coleção da Biblioteca Nacional da França (BNF).

Sobre a exposição

A edição contempla 16 ensaios fotográficos selecionados em âmbito nacional, sendo quatro ‘Destaques’ contemplados no valor de R$ 30 mil, indicados nas categorias: Ancestralidades e Representações, Questões Históricas e Livre Temática e Técnica; e 12 ensaios indicados pela Comissão de Seleção. Os trabalhos integram a exposição coletiva, o catálogo bilíngue (português/inglês) e futuras itinerâncias promovidas pela Funceb, ampliando o alcance da fotografia contemporânea brasileira em diferentes contextos de fruição e reflexão.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país. O certame objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, conferindo premiações a conjuntos de obras de temática e técnica livres. Foi criado em 2002 e, ao longo destes anos, a partir do diálogo com o setor artístico de fotografia, foram aprimorados seus objetivos e critérios.
Serviço

Visita guiada com o curador – 10ª Edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Quando: Dia 13 de março de 2026 (sexta-feira), às 15h
Onde: Galeria 5 – Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador-BA
Visitação: De 13 de março a 10 de maio de 2026, das 10h às 18h (de terça a domingo)
Quanto: Gratuito