
A Fundação Cultural do Estado (Funceb/Secult-BA) segue, neste final de semana, para suas últimas atrações da 8ª edição do Novembro das Artes Negras. Este ano, o projeto tem como tema “Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”, propondo um mergulho nas potências criativas dos quilombos rurais e também dos urbanos, territórios onde corpos pretos transformam ausência em presença, silêncio em palavra e opressão em linguagem estética.
Nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), a programação será no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Haverá estúdio fotográfico itinerante, performance de dança, show do grupo Performáticos Quilombo e da artista Jôh Rás e Banda Terra Preta. Além de apresentação teatral e encerramento com o Grupo Quixabeira da Matinha, fundado em 1989 no distrito da Matinha, Feira de Santana (BA), um dos mais reconhecidos representantes do samba de roda no estado.
Tendo em vista que a arte negra não é apenas expressão, é estratégia de sobrevivência, ferramenta de disputa simbólica e motor de transformação social, toda a programação do Novembro das Artes Negras vem contando com atrações que dialogam com a cultura afro-brasileira nas linguagens de Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Audiovisual.
No Quilombo, as atrações artísticas se unirão à também 8ª edição do Festival de Cultura e Arte Quilombola, idealizado por Mãe Bernadete Pacífico, liderança que teve sua vida interrompida violentamente em 2023.
Moradores dos quilombos Pitanga dos Palmares (Simões Filho), Dandá (Simões Filho), Rio dos Macacos (Simões Filho), Matinha dos Pretos (Feira de Santana), Cordoaria (Camaçari), Alto do Tororó (Salvador) estarão reunidos no evento.
Confira a programação artística do Novembro das Artes Negras no Quilombo Pitanga dos Palmares:
Estúdio Retina Retinta: O Estúdio Retina Retinta é um estúdio fotográfico itinerante que utiliza fundos decorativos, figurinos e objetos cenográficos da cultura afro-brasileira para criar imagens de elevação do povo negro. As pessoas negras são convidadas a interagir com os elementos do estúdio e a posar para fotografias que lhes serão disponibilizadas de forma impressa e digital, possibilitando o acesso à arte fotográfica e a construção de imagens de si mesmas.
Quando: 29 de novembro (sábado) Horário: 10h30
Rascunhos Uma História Negra Dançada: A performance aborda, por meio da dança, as memórias e trajetórias da população negra no Brasil, conectando experiências pessoais e coletivas de resistência, ancestralidade e superação. O corpo do artista se torna um espaço de narrativas que reafirmam a identidade negra, sua força cultural e sua relevância histórica.
Quando: 29 de novembro (sábado) Horário: 10h30
Performáticos Quilombo-Magia Negra: O show “Magia Negra” do Performáticos Quilombo celebra o Novembro Negro com música, poesia e ancestralidade. Mais que um concerto, “Magia Negra” é um mergulho nas sonoridades e estéticas afro-brasileiras, onde música, dança, artes visuais, poesia e performance se entrelaçam como ato de resistência, celebração e afirmação. O público é convidado a vivenciar uma experiência artística que reverbera a ancestralidade, espiritualidade e contemporaneidade. Mais do que uma apresentação, “Magia Negra” é um chamado para a reflexão e a conexão com as raízes que sustentam e moldam o presente.
Quando: 29 de novembro (sábado) Horário: 15h
Jôh Rás e Banda Terra Preta: Cantora Jôh Rás nasceu no bairro Rua Nova Feira de Santana, é multi-instrumentista, traz inovação ao projeto que iniciou décadas atrás. A proposta é divulgar sempre mais a música principalmente o reggae, trazendo a inovação sonora através do frescor da juventude traduzida pelo som do seu baixo. Junto com a Banda Terra Preta, promete honrar o aprendizado de seu mentor e trazer muito reggae com a força feminina.
Quando: 29 de novembro (sábado) Horário: 16h30
Espetáculo “Dá o Passo”: Dá o passo” é um espetáculo de dança afro-referenciado, oriundo de processo de investigação criativa a partir da referência simbólica da entidade Exu.
Quando: 30 de novembro (domingo) Horário: 10h30
Show Quixabeira da Matinha & Convidados: O Grupo Quixabeira da Matinha, fundado em 1989 no distrito da Matinha, Feira de Santana (BA), é um dos mais reconhecidos representantes do samba de roda no estado. Inspirado na árvore quixabeira, símbolo de resistência e vitalidade, o grupo construiu sua trajetória superando dificuldades para difundir sua cultura. Em sua trajetória, o grupo perpetua composições do Mestre Sambador Coleirinho da Bahia, autor do clássico Alô meu Santo Amaro, interpretado por artistas como Carlinhos Brown, Maria Bethânia e a banda Cheiro de Amor. Atualmente, é composto por artistas como Guda Moreno (vocal e cavaquinho), Chica do Pandeiro (vocal e pandeiro), Zezé (tamborim e back vocal), Andrea (dançarina), Pissita (cavaquinho), Swing (timbau), Fi e Amadeu (percussão), Aline (back vocal), Marcos Cruz (marcação), Duda (viola), Tarcísio e Bereze (violão).
Quando: 30 de novembro (domingo) Horário: 17h30
Serviço:
8º Novembro das Artes Negras no Festival de Cultura e Arte Quilombola
Quando: Dias 29 e 30 de novembro de 2025
Onde: Pitanga dos Palmares – Caipora – Simões Filho, Bahia
Foto: Quixabeira da Matinha / Divulgação




















Comentários