FLIGÊ 2025 conecta cultura e serviços públicos em Mucugê com apoio do Governo da Bahia


A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebe até domingo (17/08/2025) a 8ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), realizada com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Bahia Literária. Com o tema “Literatura: Rios e Matas da Narrativa”, o evento gratuito conta com investimento superior a R$ 2,5 milhões, contemplando organização, estrutura e ações conjuntas de diversas secretarias e órgãos estaduais. Nesta quinta-feira (14/08/2025), o governador Jerônimo Rodrigues visitou os estandes e acompanhou a programação.

As atividades ocorrem em diferentes pontos da cidade, como a Câmara de Vereadores, Praça do Garimpeiro, Centro Cultural, Casa do Cras e Quintal do Museu. A programação inclui mesas literárias, lançamentos de livros, expografias, atividades infantis na Fligêzinha, exibições no Fligêcine, apresentações musicais e espetáculos teatrais. Entre os destaques, o projeto “Conversa & Canção” com Vanessa da Mata e o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), no sábado (16/08), na Igreja Santa Isabel.

De 14 a 16 de agosto, o público conta com o Espaço Bahia Presente, reunindo serviços e projetos de diferentes órgãos. A Fundação Pedro Calmon (FPC) oferece oficinas, cantinho de leitura e contações de histórias. A Fundação Cultural (Funceb) promove oficinas de música e ritmos. A Secretaria da Educação (SEC) apresenta o Rolê do Livro, o espaço Deixa eu Falar, as Fábricas de Chocolate e Requeijão e 75 ações de escolas do Núcleo Territorial de Educação (NTE-3), além de apresentações de filarmônicas e fanfarras.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realiza oficinas de máscaras, rodas de conversa e lançamento do livro “Direitos Humanos e Mediação de Conflitos… O que Dizem as Palavras”. A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) apresenta seus serviços e processos de impressão. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) divulga ações do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) e expõe produtos da economia solidária.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresenta a Lei Pop Ciência Bahia e o Decreto Pop Ciência Jovem, além de experiências com óculos de realidade virtual, cordéis e atividades com o Robozão. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) promove rodas de conversa sobre violência contra a mulher, saraus e mesas faladas.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) oferece atendimento jurídico, psicológico e social na unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, além de informações sobre o CrediAfro, linha de crédito para empreendimentos liderados por pessoas negras. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), realiza atividades interativas e culturais com participação de peritos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte