
O caminho até o Colégio Clarice Santiago, em Arenoso, em Salvador, virou rotina de toda família de Evelyn Cruz, durante o projeto ‘Férias na Escola’, da Secretaria da Educação (SEC). A estudante de 16 anos vai começar o segundo ano do ensino médio em fevereiro, mas tem se dedicado a aprender um novo ofício com a mãe e os irmãos mais novos na Oficina de Customização de Abadás, que acontece até o final de janeiro, com o estilista baiano Rey Vilas Boas.
Mãe de Evelyn, Rose Cruz lembra que aprendeu a costurar com a mãe quando ainda era menina, mas tem aprendido novas técnicas de corte, costura e modelagem. “Eu sou cozinheira, mas costuro umas coisinhas que aprendi com a minha mãe. Aqui eu alcancei outro patamar, bem mais alto. Eu desenvolvi técnicas que eu não sabia, agora estou aprendendo customização para o Carnaval. É uma experiência única”, comentou Rose.
A estudante destacou o uso de tecidos que seriam descartados pela indústria como uma descoberta nova sobre moda e empreendedorismo. “A gente aprende tanto sobre sustentabilidade, quanto sobre empreendedorismo. O nosso professor Rey Vilas Boas tem nos passado conhecimentos que serão para a vida toda. Dessa vez, minha mãe veio, se interessou, e agora tá aqui, junto com a gente, participando também”, comentou Evelyn.
Além da Oficina de Abadás, os estudantes e pessoas da comunidade do Arenoso podem realizar oficinas de Estamparia, de Percussão e de Captação e Edição de Vídeos com o celular. Mentora da oficina voltada para o audiovisual, a atriz Ingrid Lago dá aulas teóricas e práticas a turma, que tem se ocupado com a realização de registros de todas as oficinas para produção de um material ao final do curso.
“A gente quis dar continuidade à formação dos meninos da Agência de Notícias da escola e capacitar a comunidade. Os alunos aprendem a roteirizar, filmar e editar, aprimorando a técnica dos que já têm acesso à educação midiática e ofertando esse recurso para os adultos que querem usar as mídias de forma responsável, pensando no viés do empreendedorismo”, detalhou.
De acordo com Manoel Calazans, chefe de gabinete da SEC, o projeto ‘Férias na Escola’ pretende criar um ambiente de cultura e lazer nos colégios da rede estadual e garantir segurança alimentar para aqueles que têm acesso limitado à alimentação durante as férias escolares.
“Todas as escolas estão abertas, com uma aprendizagem diferente, mais leve, que os meninos adoram. É um programa que a SEC trata com muito carinho, garantindo estrutura, material de apoio às oficinas, alimentação de qualidade. Tudo isso pensando em acolher os estudantes”, detalhou.
O projeto ‘Férias na Escola’ acontece em 836 unidades escolares (sedes e anexos) em 366 municípios. Mais de 3.500 oficineiros atuam na realização de atividades nas áreas de tecnologia e comunicação, artes e práticas esportivas, como a capoeira. As oficinas são conduzidas por voluntários e por mentores do Educa Mais Bahia.




















Comentários