Exposição imersiva no IAT conscientiza jovens sobre prevenção da gravidez não intencional


Exposição imersiva no IAT conscientiza jovens sobre prevenção da gravidez não intencional
Exposição imersiva no IAT conscientiza jovens sobre prevenção da gravidez não intencional

Foto: Lucas Lima/SPM

Uma mostra interativa, denominada de Expo do Cuidado, voltada à prevenção da gravidez não intencional na adolescência, foi aberta oficialmente, nesta terça-feira, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Na sua segunda edição, a exposição integra o projeto Oxe, me respeite nas escolas e permanecerá aberta para visitação de estudantes até março de 2026, no IAT. Direcionada a adolescentes e jovens de 12 a 19 anos, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, a Expo oferece uma experiência imersiva sobre autonomia corporal – prevenção da gravidez não desejada-, relacionamentos respeitosos, saúde sexual e reprodutiva e masculinidades positivas. O objetivo é que os adolescentes tenham informações de forma lúdica, de acordo com a faixa etária, e possam fazer escolhas voluntárias, com responsabilidade, sobre suas vidas e corpos.

A Expo do Cuidado integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e é realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), em parceria com as secretarias estaduais da Educação (SEC), Saúde (Sesab) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e apoio da Organon.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância da Expo do Cuidado e reforçou o papel do projeto Oxe, me respeite nas escolas.  “Temos visto a importância de atuar com os homens e meninos, promovendo respeito e prevenção. A Expo do Cuidado é muito importante porque fortalece esse trabalho, aproxima os jovens do debate e amplia ações de proteção e prevenção. O projeto Oxe, me respeite nas escolas já envolve 300 escolas em 10 Territórios de Identidade da Bahia. O desafio é alcançar mais municípios e engajar toda a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres,” afirmou.

A estudante Maria Julia Alves, de 16 anos, presente na Expo do Cuidado, destacou a relevância do tema. “A exposição é muito interessante, tanto pela forma como apresenta os conteúdos quanto pela temática. Precisamos falar sobre isso com todas as pessoas, porque informação faz diferença na vida dos jovens”, acredita.

A chefe do Escritório do UNFPA em Salvador, Michele Dantas, reforçou o caráter pedagógico da mostra. “A Expo traduz dados em ação e aproxima as políticas públicas da vida real. Prevenir a gravidez não intencional na adolescência é responsabilidade coletiva. Informação como estratégia de prevenção se faz com planejamento, formação, financiamento, monitoramento e responsabilidade institucional. A Expo é um espaço de cuidado, informação, proteção e construção de autonomia. Direitos reprodutivos e saúde sexual são direitos humanos. Nenhuma menina deve ter seu futuro limitado por falta de informação e acesso”, disse.

A assessora técnica da SEC, Larissa Ferreira, ressaltou o papel da educação em direitos humanos e dos comitês escolares de enfrentamento ao machismo. “Temos essa potencialidade dentro das escolas, com a formação dos comitês de empoderamento e enfrentamento ao machismo. Esses comitês refletem, dialogam com a comunidade e tratam de direitos sexuais e reprodutivos e da gravidez não intencional na adolescência. Contamos com o apoio dos nossos jovens, líderes de classe e demais estudantes”.

A diretora-geral do IAT, Vânia Almeida, ressaltou a importância da escola como espaço de proteção. “É uma honra receber essa exposição. A educação é uma ferramenta de proteção e, muitas vezes, a escola é o único espaço onde meninas e meninos têm acesso a informação e cuidado. Agradecemos a parceria das secretarias e instituições envolvidas”.

Sobre a exposição
A visita é inteiramente mediada por monitores, que acompanham os estudantes em todas as etapas da experiência. A mostra é estruturada em um portal de entrada, quatro estações temáticas e um Epicentro. São eles:

Estação I – INFOZONA – Conhecendo seus Direitos 
Apresenta informações relacionadas aos direitos dos estudantes.

Estação II – CUIDA AÍ – Contracepção e Prevenção 
Informa e sensibiliza sobre cuidados e atitudes que contribuem para escolhas saudáveis em relação à contracepção e à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Estação III – SE LIGA AQUI – Seu corpo, suas escolhas 
Aborda diferentes tipos de relacionamento e orienta sobre como buscar ajuda, se necessário.

Estação IV – ESCOLHA + – Explorando suas opções 
Convida os participantes a refletir sobre futuro e projetos de vida, apresentando possibilidades relacionadas à trajetória educacional, profissional e pessoal.
Epicentro: Reflexões coloridas 
Atividade final em que os participantes respondem à pergunta “Como vejo meu futuro?”, interagindo de forma colaborativa com o grupo. Ao final, cada participante recebe um brinde.

Esta é a segunda edição da Expo do Cuidado. A primeira edição foi em 2023, em Manaus, e alcançou mais de 1.130 estudantes. Em Salvador, a expectativa é receber mais de 2 mil estudantes da rede pública até março. Após o período de visitação no IAT, a mostra circulará por outros espaços e eventos na Bahia, por meio do projeto Oxe, me respeite nas escolas.

Fonte: Ascom/SPM