Meditação guiada, café da manhã, massagens, sorteio de brindes e um bate-papo com dicas e reflexões profundas sobre como exercer a liderança (e lidar com aqueles que nos lideram) de forma humana e consciente. Todos estes elementos fizeram parte da experiência dos mais de 80 servidores que participaram, nesta terça-feira (18), da segunda edição do projeto Café com RH, promovido no auditório da Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação (Serpro), em Salvador.
Realizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da Coordenação de Valorização do Servidor, o evento – que também contou com apoio da Coordenação de Formação e Gestão de Usuários do RH Bahia e Universidade Corporativa do Serviço Público -, mobilizou integrantes de equipes de Recursos Humanos dos mais diversos órgãos estaduais em um momento de valorização e promoção do autocuidado.
Presente ao evento, o superintendente de Recursos Humanos do Estado, Adriano Tambone chamou atenção para os avanços nos últimos anos das políticas de desenvolvimento de pessoas e valorização de servidores do Estado. “Para nós é motivo de alegria poder de novo promover melhoria da qualidade de vida no trabalho e a qualificação dos nossos colegas para prestar um melhor serviço à sociedade. Temos muitos desafios, muito trabalho, mas este aqui é o nosso espaço de união, onde vocês podem trazer suas dúvidas, angústias e compartilhar conhecimentos, ajudando a fazer do Café do RH um espaço permanente de evolução das nossas políticas de gestão de pessoas”, sentenciou Tambone.
Após a fala, o superintendente foi surpreendido com o recebimento de uma placa comemorativa entregue pela coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado (UCS Saeb), Maria Teresa Ramos, em homenagem aos seus 18 anos de atuação como superintendente de Recursos Humanos da Saeb.
Liderança Humanizada – Na sequência do evento, foi formada uma mesa de debate sobre o tema Liderança Humanizada, com a participação das palestrantes Joelma Junqueira, Rose Katharine e Marinízia Melo. Com perfis diferentes, as três especialistas chamaram atenção para o fato de que a liderança não é exercida apenas pelos gestores, mas por todas as pessoas que, por meio de seus comportamentos e atitudes, influenciam o grupo.
Especialista em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfullness, Marinízia – que atuou também como mediadora – trouxe para o debate algumas provocações em torno da noção de “círculo de segurança”, definido como o ambiente que o líder constrói para criar segurança física, emocional e psicológica em suas equipes. “Quando este círculo existe, a energia é de servir e colaborar. Mas quando esse círculo se rompe, cada um cuida apenas de si. Então, minha provocação é: como está o seu círculo de segurança? você acredita que as pessoas ao seu redor se sentem protegidas para errar e aprender”, indagou Marinízia para a platéia.
Auditora da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e professora universitária com mestrado em Saúde Coletiva, a instrutora Rose Katharine trouxe para o debate uma série de dicas e estratégias para o desenvolvimento de uma liderança consciente, desde técnicas de atenção plena e meditação até psicoterapia. “O primeiro passo para uma liderança consciente é a autopercepção, o autoconhecimento: conhecer a você mesmo, saber como você pode agir, o que você está pronto ou não para enfrentar”, afirmou Joelma, ao destacar também a importância de conhecer as pessoas com as quais trabalhamos e levar em conta o contexto em que elas estão inseridas, na hora de tomar decisões.
Já a analista universitária Joelma Junqueira aproveitou para desmistificar noções em torno da ideia de liderança humanizada, como a crença de que um gestor humano é aquele que é “bonzinho” e que não cobra nem questiona os comportamentos de seus liderados. “Na liderança humanizada há clareza de papéis, respeito mútuo, disposição para apoiar, abertura para a comunicação e feedbacks claros”, resumiu Joelma, que atua com os projetos de extensão Saúde do Servidor e Terapias Não Convencionais, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Meditação e stands – A programação da segunda edição do Café com RH contou ainda com uma meditação guiada conduzida pela coordenadora de Valorização do Servidor, Ivone Miranda. No início da manhã, os convidados foram recepcionados no saguão do Serpro com um café da manhã e stands de empresas apoiadoras do evento e parceiras do Clube de Desconto do Servidor, oferecendo de sessões de massagem relaxante ao sorteio de procedimentos estéticos. Ao final, também foram sorteados brindes para os participantes.




















Comentários