Estudantes da rede estadual exibem documentário em encontro de artes no Pará


Estudantes da rede estadual exibem documentário em encontro de artes no Pará
Estudantes da rede estadual exibem documentário em encontro de artes no Pará

Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

O documentário “Leilão da cidade”, produzido por alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves, em Salvador, foi selecionado para ser exibido durante o 26° Encontro Nacional de Estudantes de Artes (ENEARTE), em Belém, no Pará. Desenvolvida dentro do curso técnico de Áudio e Vídeo da unidade da rede estadual de ensino, a obra propõe uma reflexão crítica sobre o processo de leilões de áreas verdes na capital baiana e será apresentado durante a programação do evento, na quinta-feira (9).  

A produção articula depoimentos de especialistas e moradores, compondo uma narrativa que denuncia uma ameaça socioambiental concreta, e  evidencia a importância dessas áreas para o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida na cidade. Por conta do risco iminente de devastação de espaços verdes através de leilões que possibilitam a venda dessas áreas para o setor privado, os produtores do curta sentiram a necessidade de destacar o quanto a perda do verde da cidade pode afetar a sua estrutura e os seus moradores.

Para a estudante Thaiane Clarissa, que dividiu a direção com o colega Douglas Freitas, a escolha do tema teve o propósito de dar mais transparência ao que vem acontecendo no município. “Com o trabalho, percebemos que o assunto é muito mais profundo. As pessoas não sabem como funcionam os leilões, é sempre muito misterioso, e só ficam sabendo depois que foi definido”.

Já Douglas afirma que abordar o assunto traz uma nova perspectiva sobre as áreas verdes. “A gente começa a entender as questões climáticas que estão ligadas à preservação das árvores urbanas e como são impactadas quando temos temporadas mais quentes ou mais frias”.

Aprendizagem

Além do tema, o trabalho prático tem o objetivo de qualificar a aprendizagem dos estudantes. Para Thaiane, o documentário serviu para aplicar o que vem aprendendo no curso. “Foi onde pudemos aplicar técnicas de fotografia e iluminação, além de técnicas documentais”. Segundo Douglas, houve “um grande avanço na parte do audiovisual com as aulas. Hoje, consigo fazer um documentário com o meu lado profissional um pouco mais apurado”, disse.  

Ficha técnica

– Documentário: “Leilão da cidade”
– Direção e roteiro: Douglas Freitas e Thaiane Clarissa
– Direção de fotografia: Breno Menezes, Douglas Freitas e Thaiane Clarissa
– Captação de áudio e vídeo – Alice Alves, Breno Menezes, Douglas Freitas, Elisabete Santos, Josehilson Mendes, Leonardo Campos, Luciana de Almeida, Manuela Teles, Thaiane, Clarissa, Vanessa Aguiar e Verônica Lago
– Trilha sonora – Douglas Freitas, Thaiane Clarissa e Vanessa Aguiar
– Edição e montagem – Thaiane Clarissa
– Assistência de edição e montagem – Douglas Freitas
– Produção – Douglas Freitas, Manuela Teles e Vanessa Aguiar

Fonte:  Ascom/SEC