Estudantes baianos apresentam uma plataforma virtual para a gestão eficiente da arborização urbana


Estudantes baianos apresentam uma plataforma virtual para a gestão eficiente da arborização urbana
Estudantes baianos apresentam uma plataforma virtual para a gestão eficiente da arborização urbana

A criatividade que nasce nas salas de aula do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Grande ganhou força e reconhecimento na 21ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em Recife, onde estudantes de Barreiras apresentaram uma plataforma inovadora para a gestão da arborização urbana. Guilherme Aquino dos Santos, Guilherme da Silva Costa, Kauã Batista Cosmo e Lincoln Davi Alves Ramos, orientados pelo professor Pedro Gomes Júnior, representaram a Bahia no maior encontro científico do Nordeste, que reuniu projetos de cinco países e 18 estados brasileiros.

A Fenecit reuniu 48 instituições do Brasil e da América Latina, com 700 estudantes finalistas e cerca de duas mil pessoas circulando pelos estandes. No encerramento, realizado no Teatro Bianor Mendonça Monteiro, 300 projetos foram premiados, reafirmando o papel do evento como espaço de destaque para jovens pesquisadores. A participação da delegação baiana reflete o compromisso do Estado com a expansão da pesquisa na Educação Básica, por meio da ampliação da infraestrutura, investimento em equipamentos nas unidades de ensino, além do incentivo a programas e projetos de iniciação científica e da formação continuada de professores.

Tecnologia que floresce nas escolas da Bahia

Inspirados pelas necessidades ambientais de Barreiras, os estudantes desenvolveram um sistema capaz de coletar dados como temperatura e umidade, utilizando sensores conectados a microcontroladores. As informações são transmitidas para uma plataforma digital que auxilia gestores na preservação das áreas verdes. A proposta garantiu à equipe credenciais para representar o Brasil em uma feira científica no Paraguai em 2026.

“Nosso objetivo é apoiar gestores ambientais com dados precisos para decisões eficazes. Representar a Bahia em um evento internacional demonstra que o ensino técnico forma jovens preparados, críticos e comprometidos, estimulados pelas ações da Secretaria da Educação do Estado”, destacou o estudante Guilherme Aquino.

O professor Pedro Gomes ressaltou a importância da iniciação científica e como a pesquisa fortalece o aprendizado e incentiva os estudantes a transformar ideias em soluções reais. “O desempenho da equipe evidencia como a combinação entre tecnologia, dedicação e estudo projeta a educação pública baiana para novas conquistas”, comemorou.

Fonte: Ascom/SEC