Nesta sexta-feira (10), o município de Mundo Novo festeja o 192º aniversário de emancipação política e administrativa. Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Eduardo Alencar (PSD) apresentou uma moção de congratulações com o povo mundo-novense pela passagem da data magna.
No documento, o parlamentar relatou que o território de Mundo Novo foi historicamente habitado por povos indígenas que viviam no interior da Bahia, especialmente os paiaiás, cujos sobreviventes foram reunidos em 1706 na Missão do Bom Jesus da Glória, fundada para catequese por missionários franciscanos.
Localizado no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu, Mundo Novo possui população estimada em 17 mil habitantes, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, contextualizou o deputado em sua moção, o município faz limites com Baixa Grande, Piritiba, Mairi, Ruy Barbosa, Macajuba, Tapiramutá e Utinga.
“Nesta data especial em que a população mundo-novense comemora sua emancipação política, quero parabenizá-la desejando progresso e muitas vitórias para esta querida e acolhedora cidade”, externou Eduardo Alencar.
Comentários