
Independente da preferência musical ou da idade, quem foi ao Pelourinho neste domingo (4) pôde desfrutar de muita animação nos diversos palcos e largos do Centro Histórico. Foi mais um dia repleto de atrações na programação do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que leva cultura, arte e entretenimento para baianos e turistas. No comando da folia, nada menos do que Banda Didá, Viola de Doze, Tio Paulinho e VP in Samba para fazer dançar as centenas de adultos e crianças presentes nas ruas do Pelô.
Natural de Guaratinguetá (SP), mas frequentadora do verão baiano desde “outros carnavais”, a turista e educadora social Rosemara Santos ficou impressionada com a riqueza musical exposta pelas ruas do Pelô e também pela estrutura montada para receber os eventos. “Adorei que as barracas estão bem organizadas, ouvi muita música boa em diversas praças que passei, inclusive os banheiros públicos que precisei usar, estavam todos muito bem cuidados˜, comemora ela, que anualmente vem visitar a filha que mora em Salvador e que caiu no samba ao som do projeto Samba VP no Pelô, do sambista VP.
Outros artistas de renome na música baiana também enalteceram a existência do projeto para o fortalecimento da cadeia cultural dos trabalhadores da música, a exemplo do cantor Helon Neves, do grupo Viola de Doze. “Nós só temos a agradecer e a parabenizar por todo empenho dedicado pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Cultura, para proporcionar um evento de alto nível, organizado e confortável tanto para o público quanto para nós, artistas”, registrou o músico que, ao lado do seu parceiro Menininho, botou a Praça Pedro Archanjo para cair no samba
De uma forma dinâmica e interativa, a apresentação da Banda Didá não se deu somente nos palcos, mas também arrastou uma grande quantidade de baianos e turistas pelas ruas do Pelourinho antes de aportar na Praça Tereza Batista. E para quem acha que o público não ia subir a escadaria do espaço junto com as meninas da Didá, se enganou: o largo ficou pequeno para tanta gente que quis curtir o samba-reggae do mais antigo grupo percussivo feminino do Brasil. Teve gente que acompanhou a banda desde o primeiro batuque, ainda numa rua paralela ao show, e só saiu da praça quando as meninas cantaram e tocaram a última música.
E se para os adultos o clima foi de animação, a criançada que curtiu as gincanas e brincadeiras de Tio Paulinho fizeram um show à parte ainda mais especial. Do concurso de dança ao esconde-esconde, do trenzinho às coreografias com super-heróis, não faltou entretenimento e alegria na programação infantil do “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”. Para o recreador Tio Paulinho, “fazer parte de um projeto desse, lindo, que incentiva a cultura dentro de um patrimônio como o Pelourinho, é uma satisfação muito grande”. Na sua fala de encerramento, ele deixou um lembrete que dialoga exatamente com a alma do projeto: “se é verão, já sabe, a alegria é dobrada!”
Segunda tem mais – Cortejo Afro, no Largo Quincas Berro D’água, e Gal do Beco, pelas ruas do Pelourinho, são os responsáveis por comandar a festa na noite desta segunda-feira (5), em mais uma programação gratuita do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”. As atrações prometem trazer convidados especiais nas apresentações, que acontecem a partir das 18h30.
Fonte: Ascom/Secult-BA




















Comentários