
A Fenagro 2025 apresentará uma das maiores novidades de sua programação: a Feira das Feiras, espaço dedicado a valorizar as riquezas culturais, agrícolas, gastronômicas e tecnológicas dos municípios das diversas regiões da Bahia. O novo ambiente funcionará durante todos os dias do evento, de 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, com expectativa de atrair mais de 200 mil visitantes no período.
Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Pablo Barrozo, a proposta de integrar os municípios à maior feira agropecuária do Norte e Nordeste fortalece a visibilidade das potencialidades do estado. “A Feira das Feiras é uma oportunidade para o público conhecer de perto a cultura, a diversidade e a produção agropecuária dos municípios, mostrando a força do campo”, destacou.
Localidades participantes
O espaço reunirá representantes de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Piatã, Ilhéus, Pedrão, Itarantim, Miguel Calmon, Rio Real, Brumado, Casa Nova, Nilo Peçanha, Itanagra, Cachoeira e Maracás. Cada município apresentará produtos, serviços e manifestações culturais que traduzem sua identidade.
Os estandes temáticos têm com foco na valorização das economias locais e no reconhecimento das feiras municipais como ambientes de desenvolvimento e afirmação territorial. Quem passar pelo estande de Feira de Santana terá mais informações sobre a ExpoFeira 2026, além da apresentação de produtores locais com o Selo SIM (de Inspeção Municipal), com degustação de produtos de origem animal.
O município de Piatã levará, além dos famosos e premiados cafés, demais produções desenvolvidas na localidade, como cachaça, azeitonas em conserva, geleias de frutas vermelhas, alimentos à base de leite de cabra e artesanato. No espaço de Rio Real, cidade ao Norte da Bahia que tem se destacado pela citricultura, os visitantes poderão provar o suco de laranja produzido por alunos da Escola Família Agrícola do Litoral Norte, além de outros produtos feitos pelas comunidades locais, dentre eles geleias, biscoitos e artesanato.
O município de Ilhéus terá a apresentação de itens com base na produção que faz parte da identidade do município: o chocolate. No estande de Cachoeira, estarão presentes os famosos licores do Arraiá do Quiabo e Roque Pinto. Santo Antônio de Jesus, carinhosamente chamada de SAJ, vai apresentar os dois principais eventos da localidade: o São João e a ExpoSAJ Bahia.
Também estarão em destaque o chocolate e mel de Nilo Peçanha; frutas, produtos alimentícios e produtos em couro de Casa Nova; queijos e doces de leite de cabra de Itanagra; derivados de licuri de Miguel Calmon; derivados de mandioca, temperos e queijos de Itarantim; polpas de frutas e mudas de umbu gigante de Brumado; e comidas típicas e bebidas de Pedrão.
Abertura oficial
A cerimônia de abertura será realizada no dia 30 de novembro, às 15h, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. A programação contará com a apresentação dos Encourados de Pedrão, da fanfarra do município, da tradicional quadrilha junina de Santo Antônio de Jesus e com a distribuição de suco de laranja promovida pelo município de Rio Real.
Fonte: Ascom/Seagri




















Comentários