
O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (9), contemplou a fala de todos os parlamentares inscritos para o horário, que saudaram os servidores estaduais que ocupavam a galeria Paulo Jackson, mobilizados pelo projeto de lei que reestrutura o Planserv. Os trabalhos foram conduzidos, inicialmente, pelo deputado Vitor Bonfim (PV), e seguiu sob o comando da presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos.
Marcelino Galo (PT) celebrou a entrega do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, dia 8, em Candeias, como “uma das realizações mais importantes do governo”. Ele participou do ato ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, a quem parabenizou pelo equipamento que “ressignifica a memória do Recôncavo, reconhecendo e preservando a história de luta dos negros e indígenas”.
Olívia Santana (PC do B) destacou a luta da sociedade civil contra o feminicídio, que mobilizou as capitais no último domingo (7), quando diversos movimentos foram às ruas para protestar e exigir justiça e fim da impunidade por esses crimes. Ela citou números, de quase 1500 mulheres mortas em 2024, e casos recentes de violência e assassinatos de mulheres no país e na Bahia.
Hilton Coelho (Psol) também ressaltou as manifestações do domingo contra o feminicídio, defendendo o fortalecimento das delegacias especializadas, casas-abrigo e equipes multidisciplinares no atendimento às vítimas. Registrou ainda seu voto contrário ao PL do Executivo que trata das alterações do Planserv.
Fabrício Falcão (PC do B) lamentou a falta de resolução para nova concessão da BR-116, após a saída da ViaBahia, que deixou de cumprir obrigações contratuais, como a duplicação da rodovia. O comunista relatou o longo congestionamento que enfrentou, no final de semana, de Vitória da Conquista a Jequié, mostrando preocupação com a prorrogação, para 2026, da nova licitação.
Rosemberg Pinto (PT) agradeceu às mensagens de apoio e plena recuperação após acidente que sofreu na estrada, na última semana, com outros 3 servidores da Casa, registrando que se fará presente, conforme orientação médica, apenas nas votações do plenário. O líder do governo anunciou acordo com líder da minoria, Tiago Correia (PSDB), para apreciação do PL do Planserv.




















Comentários