
Férias escolares e diversão. Se está procurando uma atividade para a criançada, aí vai uma super dica, uma visita ao Museu Geológico da Bahia (MGB), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre as diversas atrações, o local oferece aos visitantes uma experiência imersiva pelo Sistema Solar na Sala Universo. E se por acaso precisar de um incentivo maior, que tal celebrar o Dia do Astronauta, na próxima sexta-feira (09/01), com uma ‘viagem interplanetária”? A entrada é gratuita e durante o mês de janeiro estará com horário de funcionamento estendido de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. No sábado e domingo, das 13h às 17h.
No jogo, o astronauta Will será o guia em uma viagem interplanetária. O personagem fictício representa o pesquisador em rochas espaciais Dr. Wilton de Carvalho. A cada planeta apresentado pelo astronauta, o jogador responderá um questionário e ao acertar a pergunta a nave avança para o próximo. Se conseguir visitar todos os planetas do nosso Sistema Solar, o astronauta Will emitirá na tela um certificado com o nome do jogador, informando que o visitante esteve na exposição. Assim, o jogo “Viagem Interplanetária” estimula a curiosidade sobre os astros.
“No Dia do Astronauta celebramos a coragem e as contribuições dos profissionais que desafiam os limites do espaço e desempenham papel indispensável em diversas áreas da ciência, em especial nos avanços tecnológicos e nas descobertas científicas. Convidamos a criançada para participar do jogo Viagem Interplanetária no MGB na exposição do Universo/Sistema Solar. No jogo, o Astronauta Will realiza uma viagem incrível aos planetas do nosso Sistema Solar, despertando a curiosidade e o interesse pela profissão”, declara Elizandra Pinheiro, coordenadora técnica do MGB.
Sala do Universo
Além disso, a Sala do Universo/Sistema Solar possui uma simulação do Big Bang, apresentando desde a origem até a evolução dos planetas, o que desperta a curiosidade de crianças, jovens e adultos sobre os corpos e fenômenos celestes. Já na entrada do museu, é possível apreciar uma imagem do Planeta Terra cedida pela Agência Espacial Americana (NASA). Também conta com fragmentos de meteoritos, com destaque para a réplica do Bendegó, o maior meteorito brasileiro encontrado em 1784 no sertão da Bahia, que pesa mais de cinco toneladas.
O Museu Geológico oferece de forma visual e interativa uma experiência enriquecedora para quem gosta do tema espacial e geológico. Por meio das 15 exposições dedicadas à geologia, paleontologia, mineração, universo e patrimônio natural, o MGB aproxima o público e democratiza o conhecimento relacionado à essas áreas. O espaço recebe visitas pedagógicas para grupos a partir de 15 pessoas, que podem ser agendadas pelo telefone (71) 3115-7971 ou pelo e-mail [email protected]. O museu fica na Avenidade Sete de Setembro, 2195 – Corredor da Vitória.
Fonte: Ascom/SDE




















Comentários