Creasi abre agendamentos para realização de exame de densitometria óssea


Creasi abre agendamentos para realização de exame de densitometria óssea
Creasi abre agendamentos para realização de exame de densitometria óssea

Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Após inauguração da nova sala de densitometria óssea, ocorrida na última semana, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), localizado em Salvador, abriu agendamento para a realização do exame, fundamental para o diagnóstico precoce da osteoporose e de outras condições relacionadas à perda de massa óssea.

O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na modalidade presencial, ou das 7h às 16h, online, por meio do WhatsApp (71 9 9692-4807).

Caso o paciente opte por agendar no local, é necessário apresentar Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (Apac) original e preenchida, com validade de até 90 dias, contendo assinatura e carimbo do médico solicitante, além de original e cópia do Cartão do SUS, da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência.

No caso do agendamento online, é preciso enviar previamente fotos de todos os documentos requeridos pelo WhatsApp e apresentar cópias e originais, no momento do exame.

Viabilizado por investimento de cerca de R$ 470 mil do Governo do Estado, o novo aparelho de densitometria óssea do Creasi tem previsão de realizar até 6.720 exames por ano. O equipamento permite a detecção precoce de perdas ósseas e osteoporose, contribuindo para a prevenção de quedas e a manutenção da autonomia dos pacientes.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o cuidado integral da população idosa. “Com o novo equipamento, garantimos mais precisão diagnóstica, mais agilidade no atendimento e maior capacidade de prevenção da osteoporose e de outras doenças que impactam diretamente a qualidade de vida. É mais um passo para assegurar um cuidado integral e humanizado aos nossos pacientes”, pontuou.

O Creasi é um serviço docente-assistencial de média e alta complexidade vinculado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Atualmente, cerca de 30 mil pacientes estão matriculados na unidade, que oferece atendimento especializado em geriatria e gerontologia pelo SUS.

Fonte: Ascom/Sesab